segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como Calcular peso e tamanho de um Bolo ou Torta?


A torta
Torta: aproximadamente 120 gramas por pessoa (uma fatia pequena).
Para se ter uma idéia:
Uma torta pequena de 12 fatias pesa aproximadamente 1 kg e 700 gramas.
Uma torta média de 22 fatias pesa aproximadamente 2 kg e 700 gramas
Uma torta grande de 30 a 32 fatias pesa aproximadamente 3 kg e 700 gramas
Uma torta gigante de 40 a 45 fatias pesa aproximadamente 5 kg.
Para 20 pessoas seria necessário uma torta de tamanho médio

                   

O Bolo
É tradicional calcular aproximadamente 100 gramas de bolo para cada pessoa (uma fatia pequena).
Um bolo com uma média de 10 cm de altura e com dois recheios, você poderá calcular pelo tamanho da fôrma:
20 cm= 20 fatias (2 quilos)
25 cm= 30 fatias (3 quilos) Um bolo de 3 kg servirá 30 pessoas.
30 cm= 40 a 50 fatias (5 quilos)
40 cm= 80 fatias
45 cm= 100 fatias
50 cm= 150 fatias

Peso do bolo também depende muito dos recheios a serem utilizados.
É impossível ser exato no peso porque dependerá do recheio e cobertura escolhida pelo cliente. Alguns recheios e coberturas pesam mais que outros.

Informações adicionais de Calcular o bolo por peso:
No SESC, a professora falou que um bolo com uma média de10 cm de altura e com dois recheios, você calcula pelo tamanho da forma, assim:

20 cm= 20 fatias = (2 quilos)

25 cm=30 fatias = (3 quilos)

30 cm= 40 a 50 fatias = (5 quilos)

40 cm=80 fatias

45 cm=100 fatias

50 cm=150 fatias

28 comentários:

  1. como calcular o peso de um bolo retangular por favor me ajude!meu nome é Edna

    ResponderExcluir
  2. Edna, fica difícil eu te responder sem saber o tamanho da assadeira. Mas calcule pela tabelinha acima quantas fatias seu bolo vai servir e multiplique-as. Lembre-se que esse cálculo é aproximadamente...

    ResponderExcluir
  3. Achei esse essa outra tabela para bolos retangulares, vê se te ajuda:
    http://multicoisasguarapuava.blogspot.com.br/2011/11/tamanho-de-bolo-ideal.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Margarete, meu nome é Talita. Tenho uma assadeira retangular de 40x30 gostaria de saber quantas assadeiras de bolo vou precisar para servir 300 pessoas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, a assadeira 40 x 30 dá para umas 70 a 80 pessoas. Mas tente obter essa informação em algum site especializado em recepções e eventos.

      Excluir
  5. Mais como se faz para saber a quantidade e tamanho de um bolo quando o cliente pedi, porque fiza facil no final pesar mais e antes ? como saber a finalidade do peso?
    E quanto mais ou menos tem que cobrar a cada kilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo, você deve fazer uma tabela de preço sua: calcule o material gasto x tempo x gás/embalagem e multiplique por 3 para cada tamanho de bolo. Depois disso, pese numa balança e marque o peso. Assim poderá escolher entre bolo no peso ou bolo inteiro. O preço varia de cidade para cidade, procure saber perto da sua casa. Na média, é R$30,00 o quilo. Isso vai variar de acordo com os ingredientes mais caros ou mais baratos.

      Excluir
  6. tenho q fazer um bolo de 3 andares quadrado mas nao sei a quantidade de ingredientes q terei q usar.ele tera por medida 45 cm ,35cm e 25 cm,me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando asso um bolo em assadeira de 45 cm. (grande), eu faço 1 receita e meia do bolo básico: http://nacozinhadamargo.blogspot.com.br/2012/10/receita-basica-de-bolo.html

      Excluir
  7. oi então to começando agora nesse ramo,fico treinando em casa,comprei uma assadeira de numero 5 e fiz um bolo com 2 recheios como que eu sei quando quilos deu?

    ResponderExcluir
  8. Margarete,qual o tamanho da forma retangular ,redonda e quadrada posso estar fazendo um bolo de 1 kg

    ResponderExcluir
  9. Margareth qual e a medida tamanho de um bolo de doze kilos retangular de dois andares?? ajude me
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder, nunca fiz um bolo desse tamanho. Você vai conseguir essa informação com algum confeiteiro profissional.

      Excluir
  10. Margarete uma forma de 15 com redonda da um bolo de quantos kg ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, não entendi a pergunta. Uma forma de 15 o que?

      Excluir
    2. Se for uma forma redonda de 15 cm. de diâmetro, dá um bolinho pequeno de mais ou menos 350 grs. É isso que vc quer saber?

      Excluir
  11. Margarette se eu utilizar 2 assadeiras de 30x40 cm consigo fazer um bolo de 7 kg com recheio e cobertura de brigadeiro? obg Katya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, talvez 3 assadeiras para dar uns 6 a 7k

      Excluir
  12. Boa tarde! Gostaria de saber qual seria o tamanho de uma assadeira redonda média? tenho que fazer 3 tortas média para casamento, estou na dúvida do tamanho, pois estou começando agora no ramo. Pode me ajudar? Qual seria a média de peso para torta desse tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A assadeira tamanho média é entre 23 a 25 cm. O peso do bolo, sem o recheio é de mais ou menos 1,5 k.

      Excluir
  13. preciso fazer um bolo de leite ninho para um aniverssario de cinco quilo como eu calculo para aproximar
    peso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça 3 receitas e asse em 3 tabuleiros de 45 cm.

      Excluir
  14. Encomedei um bolo com tres andares, um andar e de formar grande o outro média e o outro pequeno, vc teria mais o menos uma idéia de quantos kilos dá, aonde eu encomendei não era por kilo só por tamanho ai não dá pra mim ter uma ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil responder, sem ver o bolo, recheio... Mas deve pesar mais ou menos uns 4 k.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: