terça-feira, maio 29, 2012

Quanto é uma Pitada? E Punhado?



Aquela receita  do tempo da vovó pede que você coloque uma pitada de bicarbonato ou só um punhado de fubá. Quanto é uma pitada? Quanto é um punhado?

Não se aflija. É simples:
Uma pitada quer dizer pegar um pouquinho do ingrediente na ponta dos dedos juntando o polegar e o indicador; o que ficar entre os dois dedos é a pitada. Prove se a receita ficou boa com essa pitada. Se precisar, acrescente mais um pouquinho. Receita antiga é assim mesmo: não existiam muitos utensílios para medidas exatas, nas cozinhas domésticas. O jeito era improvisar...Geralmente a pitada é ao seu gosto, principalmente no caso do sal.

Agora, já um punhado quer dizer encher a palma da mão com o ingrediente que vai ser usado e fechá-la; o que ficar na sua mão é o punhado. A receita fácil de seguir é aquela que traz medidas mais objetivas, por exemplo, uma colher de sopa, um copo, uma xícara de chá ou de café… Mas, por outro lado,  usando pitada e punhado em suas receitas, elas ficarão com seu gosto  pessoal. E isso pode fazer toda a diferença! (Receitas de Mãe)