quinta-feira, junho 14, 2012

Batata Rosti Recheada

       
Conhecida também como Batata Suíça, é uma criativa maneira de moldar a batata ralada pré-cozida e recheada a gosto. Aprenda a fazer essa deliciosa opção para o almoço ou jantar:

Ingredientes e modo de fazer:
Separe 5 batatas grandes descascadas. Cozinhe-as inteiras em uma panela com água por 10 min., de modo que ela fique cozida, mas firme. Deixe esfriar e guarde na geladeira por no mínimo, 4 horas ou no congelador por 2 horas. É bom fazer esse procedimento de véspera, assim as batatas geladas vão ficar ótimas para poder ralar no dia seguinte.

Próxima etapa, retire as cascas e rale no ralador grosso. Tempere com sal e pimenta do reino, ou a gosto.

    (Foto: lugardehomemehacozinha.blogspotcom)

Misturar a batata ralada com 3 colheres de queijo parmesão, também ralado. Cuidado para não desmanchar o formato das batatas, afinal não queremos um purê! Misture bem levemente com uma escumadeira. Essa receita dá 2 a 3 porções, dependendo do tamanho da frigideira que for fazer.
Use uma frigideira de 15 cm antiaderente. Forre o fundo da frigideira com um pouco das batatas raladas, de forma a fazer uma cama. No centro da “cama”, coloque o recheio: Frango cozido e desfiado, catupiry, champignons e mussarela ralada.

Sugestão de recheios:

· Mussarela com bacon em cubos
· Strogonoff de Frango com champignon
· Mussarela, presunto, tomate e orégano
· Cubos de calabresa fritas no azeite com cebola
· Mussarela, tomate e manjericão
· Três queijos ao seu gosto e tirinhas de presunto
· Carne desfiada refogada no azeite com cebola e pimentão
· Creme de palmito com requeijão
· Bacalhau refogado no azeite com salsa, cebola e azeitonas
· Carne moída, calabresa, bacon e mussarela

Prove e acerte o sal e pimenta novamente. Coloque o recheio bem no centro para que a camada de batatas de cima grude na camada de baixo. Se não ficar bem grudado ela pode abrir na hora de virar. E não esqueça: sempre modelar enquanto cozinha.

Cubra com mais batatas raladas, vá ajeitando as bordas com uma escumadeira de teflon, para que fique bem arredondada.

Derrame um pouco de manteiga derretida ou azeite na beira da frigideira e frite em fogo baixo até dourar o fundo. Para virar ponha um prato sobre a batata e gire a frigideira sobre o prato. Deslize a batata para dentro da frigideira de novo, porém do outro lado que não corou e coloque novamente um pouco de manteiga ou azeite. Deixe dourar do outro lado. Uma já está pronta.

 Repita esse mesmo processo com o restante dos ingredientes. Mude a quantidade dos ingredientes de acordo com o tamanho da frigideira utilizada.

Nenhum comentário: