segunda-feira, junho 04, 2012

Muito Bem Casados

    Foto: assimsefaz.com.br

Massa
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de Maizena
5 gotas de essência de baunilha
1 colher de chá de pó Royal
(opcional: raspinhas de 1/2 limão)

Em uma batedeira, bata as claras em neve bem firmes e depois acrescente as gemas. A seguir  junte o açúcar e bata na velocidade baixa por cerca de 5 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte a baunilha, o fermento em pó e desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo junto com a maizena aos poucos, mexendo levemente com um fuê (batedor de arame) até ficar homogênea. Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio-alto (200° C), pré-aquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve. Uma outra opção é fazer em assadeira retangular, forrada com papel manteiga, despejando toda a massa e depois de assado, cortar quadradinhos.

 Recheio
1 lata de doce de leite pequena (ou 1 lata de leite condensado cozido na pressão por 20 minutos)
Com auxílio de uma espátula, espalhe cerca de 1 colher (chá) do doce de leite sobre um disco de massa reservado e cubra com outro disco, formando um sanduíche. Faça isso com todos.
Se desejar variar as opções de recheio, podem ser: creme de limão, de nozes, de chocolate branco, brigadeiro, etc.

Calda para glaçar (opcional)
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
Dissolva o açúcar em 6 colheres (sopa) de água morna e mexa até obter uma calda. Apoie cada bem casado reservado em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha, em lugar arejado, até formar uma casquinha branca de açúcar.

Para embalar:
Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.

Dicas:
- A massa fofa e aerada deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.
- Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam demais e viram biscoitinhos. Em equipamentos mais potentes, o tempo de forno pode ser menor.
- A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.

Opções de outros recheios:  (achei aqui:)

Beijinho:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de coco ralado em flocos
1 colher (chá) de margarina sem sal
1/4 xícara (chá) de leite de coco
Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até obter o ponto de brigadeiro de colher. Deixe esfriar e utilize para o recheio. Segredinho: Para acentuar ainda mais o sabor do beijinho, acrscentar 3 cravos da india.

Nozes:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de nozes moidas
1 colher (chá) de margarina sem sal
Misture o leite condensado, as nozes e a margarina em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até obter o ponto de brigadeiro de colher. Deixe esfriar e utilize para o recheio.

Abacaxí com coco:
2 xícaras (chá) de abacaxí picado
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
1/2 xícara (chá) de coco ralado fresco
Coloque todos os ingredientes em uma panela, e leve ao fogo médio, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Reserve para esfriar, depois de frio recheie os bem casados.

Baba-de-moça:
8 gemas peneiradas
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 colher(chá) de margarina sem sal
Leve ao fogo as gemas o açúcar, o leite de coco e a margarina, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela e obter um creme grosso. Deixe esfriar e recheie os doces.

Brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
1 gema peneirada
1 colher (chá) de margarina sem sal
2 colheres (sopa) de creme de leite sem soro
1 colher(chá) de essência de baunilha
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar para rechear os doces.

Morango:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de morango picado
2 colheres (sopa) de mistura em pó para leite, sabor morango
1 colher (chá) de margarina sem sal
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até obter ponto de brigadeiro mole. Reserve. Depois de frio recheie os bem casados.

Nenhum comentário: