domingo, agosto 26, 2012

Como fazer bolo Xadrez: o que dá Certo e o que dá Errado



O Bolo xadrez, além de ser gostoso, tem uma aparência linda! Ainda mais se for feito com capricho e carinho, indispensáveis nesse passo a passo. É trabalhoso, reconheço, mas o resultado final é de encher os olhos. Cheguei a comprar aquela forma de vários aros, para fazer o bolo redondo. Não deu certo! Quando você vai tirar a forma da massa do bolo ainda crua, ela acaba misturando um pouco e os quadradinhos no final ficam feios. Deve ter aí algum segredinho que desconheço, para a massa não grudar nas paredes da forma. Teriam que ser cortados com aros, aí sim dá certo. Em sites estrangeiros, vi vários tipos de aparelhos e cortadores que deixam as medidas bem exatas.

Como não tenho uma cozinha profissional, muito menos equipamentos caros de confeitaria, acho que fazer em assadeira retangulares muito mais fácil, desde que tenha o cuidado de aparar as bordas e cortar as tirinhas exatamente iguais.

Então vamos à receita:


Obs.: se quiser um bolo pequeno, fazer meia receita
  
Massa clara:
½ xícara de Maizena
200 grs. de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 ½ xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 claras batidas em neve
1 colher de Pó Royal
Bater bem a manteiga, o açúcar e as gemas. Misture a farinha de trigo e a Maizena numa vasilha separada e acrescente à massa, alternando com o leite. Acrescente as claras e o Pó Royal. Assar em tabuleiro 27 x 39 untado.

Massa escura:
1 xícara de chocolate em pó
½ xícara de Maizena
200 grs. de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 ½ xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 claras batidas em neve
1 colher de Pó Royal

Proceder como a massa branca.

Montagem:
Deixe os dois bolos descansarem por 1 dia, ao ar livre, pois essa massa é muito macia e será difícil de usá-la. Corte tiras verticais de 3 em 3 cm aos poucos, à medida que for utilizando na montagem do bolo (Dica: utilize uma régua de 30cm. para facilitar o corte das tiras de bolo e transportá-las para a montagem.) Para unir as partes de duas cores, cole com leite condensado puro ou doce de leite mais ralo.

Cobertura:
5 copos de leite
5 colheres de Maizena
13 colheres de açúcar
200 grs. de manteiga sem sal
1 lata de creme de leite gelado (sem soro)

Faça um mingau com o leite, a Maizena e o açúcar. Deixe esfriar bem. Bata o mingau na batedeira com a manteiga em temperatura ambiente e o creme de leite sem soro. Bata bastante e utilize. Confeite com bico de pitanga e enfeite com raspas ou gotinhas de chocolate.
Receita da amiga Selma Novaes, banqueteira de mão cheia!

Agora, se você comprou a forma especial de fazer bolo quadrado e também não teve uma boa experiência, ainda tem jeito de salvar o bolo: simplesmente asse e sirva...

Dando uma voltinha na internet, achei interessante essa outra versão. Pode ser com  bolo de cenoura e de canela, recheado com geleia de framboesa e coberto com pasta americana:





3 comentários:

Anônimo disse...

lindo e gostoso

kelly disse...

Amei fiz e o resultado foi incrível.

Anônimo disse...

as gemass mencionadas sao 3? (as q sobram das claras? )