Google+ Followers

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Papo de Anjo na Calda ou passado no Açúcar

      Foto: Bem Simples

Um bolinho à base de gemas bem gostoso e antigo, lá do tempo da vovó, que é ideal para um lanche ou comer fora de hora! Pode ser servido com ou sem calda:

Ingredientes da massa:
10 gemas
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de Maizena
1/2 colher de chá de fermento em pó (é só um pouquinho,  para não deixar murchar depois de assado)

Modo de Preparar:
Bata as gemas mais o ovo inteiro na batedeira, até obter uma mistura cremosa e clara por mais ou menos 10 minutos. Acrescente a farinha misturada com a maizena e a pitada de fermento. Leve para assar em forminhas pequenas (tipo empada) bem untadas com manteiga, em forno 180° de 7 a 10 minutos, sem deixar dourar muito.

Ingredientes da calda:
 ½ kg de açúcar refinado
250 ml.  de água
1 colher de chá de raspinhas de laranja ou limão (ou pode ser também cravo e canela, fica á gosto)
1 pau de canela
(*Dica: Se quiser servir com calda, dobre as quantidades da receita da calda e depois coloque tudo em uma compoteira.)

Misture o açúcar com a água em uma panela, leve ao fogo sem mexer, com a casca de  laranja/ limão e a canela e deixe dar o ponto de fio brando.

Desenforme os bolinhos depois de frios, fure um pouquinho com um palito e coloque-os na panela da calda quente.  Mergulhar, virar de lado, banhando bem e coloque para escorrer em uma grade para escorrer o excesso. Polvilhe com açúcar refinado. Ele vai ficar uma casquinha por fora e ficar crocante. Na hora de servir, pode colocar um fio de calda por cima, fica ótimo!


Um comentário:

  1. Como mencionado em seu texto, receita boa tem que ser passada para frente, mesmo. É bom compartilhar com outras pessoas coisas boas que fazemos. É bom para quem ensina e quem aprende. Conheço algumas pessoas que não passam suas receitas de jeito nenhum, como se fossem segredo de estado. Meu Deus, para que tanto egoísmo. Parabéns! Continue postando essas delícias.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: