quinta-feira, agosto 02, 2012

Pirulitos de Mel

Foto: Alzira Agostini Haddad /http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/
Esses pirulitos de mel tem gosto de férias, de passeios no interior, de infância! É de uma simplicidade e gostosura que ainda hoje sobrevive por aí. Eram vendidos em portas de escolas, circos, parques, para todo lado.  A alegria da criançada não estaria completo se não tivesse um ambulante vendendo algodão doce, puxa-puxa ou pirulitos.

Ingredientes
• 1 kg de açúcar (cristal ou refinado)
• Suco de um limão pequeno
• 1 copo (de 200 ml) de água
• 100 ml de mel


Material

• Papel manteiga
• 60 palitos para pirulito (encontrados em lojas de festas)
• 1 caixinha de papelão ou tabuleiro de madeira com furos

Numa chaleira, colocar a água, o suco de limão, o mel e, aos poucos, o açúcar. Levar ao fogo brando e mexer por cinco minutos. Deixar por mais 20 minutos, até obter uma calda amarela, mais consistente.

Deixar a calda descansar por cinco a dez minutos na chaleira. Cortar o papel manteiga em pedaços de
6 cm x 9 cm e enrolá-los em forma de cone, fechando no fundo para não vazar. No fundo de uma caixinha de papelão (pode ser usada uma caixa de sapatos), abrir pequenos buracos (com 2 cm de diâmetro) para encaixar os cones. Depois de preenchê-los com a calda, deixá-los esfriar por dez minutos, antes de colocar os palitos. Deixar descansar em temperatura ambiente e servir (de preferência) no dia seguinte. Rende de 50 a 55 pirulitos.
Fonte: Sabores de Minas 

8 comentários:

tania disse...

nossa...pirulitos com sabor de infancia...adoro seu blog.Sou mineira tb e estou revivendo sabores antigos com suas receitas.bj

Margô Brandão disse...

Obrigado, Tania.

Charito Peraza disse...

Realmente tem gosto de infância pois, me lembrou que em Bolivia também tinha este tipo de pirulito

Escola AGC disse...

Lembrança de uma época em que as pessoas pareciam ser feliz!!!!!!

Anônimo disse...

Excelente, minha esposa e eu experimentaremos a receita em breve. Obrigado.

Unknown disse...

Muito obrigada por partilhar essa receita. As memórias da minha infância tem essa delícia. Bom voltar a se sentir criança. Eu esperava toda semana o Seu Chico, para comprar alguns desses. Nhammmm

Jls disse...

Eu fiz sem adicionar o mel. Alguém pode responder se da certo. Porque, o minha receita ficou com gosto de queimado, não deu pra aproveitar.

Jls disse...

Eu fiz sem adicionar o mel. Alguém pode responder se da certo. Porque, o minha receita ficou com gosto de queimado, não deu pra aproveitar.