Google+ Followers

sábado, 4 de agosto de 2012

Trança de Maçã

     Foto: ocantinhodamaria.blogspot.com

Massa
1/2 xícara (chá) de leite
1 tablete (15g) de fermento biológico (ou 1 colher de sobremesa de fermento granulado seco)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 ovo
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de açúcar

Recheio
 2 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1/3 xícara (chá) de uva passa branca
geléia de abacaxi para pincelar

Modo de Preparo:

Massa
 Numa panela, amorne o leite. Despeje-o numa tigela e junte o fermento e o açúcar mascavo. Misture bem e acrescente 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Mexa até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos, em local aquecido. Em seguida, junte o ovo, a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e o açúcar. Adicione, aos poucos, o restante da farinha de trigo e amasse bem até ficar homogêneo. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 10 minutos, ou até ficar lisa e desgrudar das mãos. Coloque a massa novamente na tigela, cubra com o filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.

Recheio
Numa panela tampada cozinhe as maçãs com 2 colheres (sopa) de água, em fogo baixo por 5 minutos ou até amolecerem. Junte o açúcar, a canela e as passas. Misture bem o recheio e retire do fogo, deixe esfriar e reserve.

Montagem

Depois de descansar, transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada e abra-a com um cilindro no formato de um retângulo de 40cm X 45cm. Distribua o recheio na parte central de retângulo. Com auxílio de uma faca, faça tiras de 2 cm de espessura nas laterais da massa. Feche o pão trançando-o com tiras de massa e cobrindo o recheio que está na parte central da massa. Pincele a trança com a geléia de abacaxi.
Com a manteiga reservada, unte a assadeira retangular e polvilhe farinha de trigo, coloque a trança e deixe crescer, em local aquecido, por mais 30 minutos. Cerca de 10 minutos antes de assar, ligue o forno à temperatura média. Leve ao forno por 35 minutos, ou até a trança ficar firme e dourada.  
Fonte: nabirosquinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: