domingo, outubro 14, 2012

Biscoito de Vento

      

     (Foto: wikipedia.com)

Esse é um biscoito tipicamente brasileiro. Muitas pessoas não dão valor a nossa cultura riquíssima e acabamos perdendo muitas receitas e tradições antigas ao longo dos anos, receitas tão importantes quanto as mais famosas e charmosas que vieram parar aqui em MG.

Nossas queridas cozinheiras escravas preparavam biscoitos de polvilho nas fazendas mineiras para os seus senhores, já no século XVIII; que eram servidos para quitanda. Para os mineiros, quitanda é tudo que é servido com café e preparado com farinha, leite e ovo. Os biscoitos de polvilho também são chamados de biscoito voador e biscoito de vento. Fonte:

Ingredientes
1/2 kg de polvilho azedo
1 xícara de chá de leite
1 xícara de óleo (200ml)
1 xícara de água quente
1 colher sopa de sal
1/2 colher sopa de açúcar
1 ovo

Modo de fazer:
Coloque numa bacia o polvilho, o leite, o sal e o açúcar e mexa bem. Leve para ferver a água e o óleo e escalde o polvilho. Mexa até conseguir por a mão. Coloque o ovo e mexa bem. Coloque a massa num saquinho com um furo na ponta e vá fazendo riscos na assadeira untada. Assar em forno quente até estiver bem crescido, depois abaixar o fogo e deixar secar.

5 comentários:

Anônimo disse...

mt bom e facil..vou fazer!

Anônimo disse...

Verdade, como se come bem em casa de mineiro, sigo a tradição, afinal, as duas grandes mulheres de minha vida, eram mineiras, amo tudo que está relacionado com a cultura [Mineira].

Von Hard. disse...

Amooo muitooooo!!

Margô Brandão disse...

Muito bom!

wagner disse...

muito fácil de prepara lo vou fazar