terça-feira, outubro 09, 2012

Fios de Ovos

(Foto: daritasabores.blogspot.com)
Ingredientes:

12 gemas
3 copos de água (250 ml.)
500 grs. de açúcar refinado
1 colher de chá de manteiga

Peneirar a gema em peneira fina, por 2 vezes, para tirar a película que dá cheiro de ovo. 

Faça uma calda rala, com o açúcar, a manteiga e a água. Numa vasilha, à parte misture as gemas suavemente, sem bater. Passe as gemas por uma peneira fina, pois isso ajuda a eliminar o gosto forte dos ovos e reservar. Feito isto, vá fazendo os fios de ovos da seguinte maneira:


Encha com as gemas um funil apropriado, bem fino, e vá despejando a mistura
em movimentos circulares na calda que deve estar fervendo em fogo mínimo.

Cozinhar os fios de ovos por 1 minuto a 3 depende do fogão retire com uma escumadeira. Coloque os fios de ovos prontos em uma peneira, mergulhe a peneira em uma tigela com água fria para interromper o cozimento, em seguida retire os fios e deixe escorrendo em outra peneira.

Repetir até terminarem as gemas. Se a calda engrossar muito durante o preparo dos fios, acrescentar um pouco de água para que fique mais diluída. O ponto deve ser de calda rala. Depois de frias, coloque num prato de vidro ou use da maneira desejada.

Dica:
1. Quem não tiver ou não encontrar o funil apropriado para os fios de ovos, utilize este truque. Peguem uma lata de leite condensado ou outra qualquer, vazia é claro, lavem-na bem e de lado facão 5 buraquinhos, espaçados uns dos outros e  já têm um funil  de fazer os fios de ovos...
Dá para o desenrasque!!!!

2. Também podem fazer uns furinhos num saquinho de congelar comida. Mas dá mais trabalho!

Nenhum comentário: