domingo, novembro 18, 2012

Bolo de Morangos

       Fonte:

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de morangos frescos
1 xícara (chá) rasa mais 1/4 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado
Manteiga ou margarina para untar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina gelada, cortada em pedaços
1 ovo
Leite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida

Modo de preparo:
Lave os morangos e separe os mais bonitos para enfeitar. Limpe os restantes, retirando as folhas e os cabinhos. Corte a metade da quantidade dos morangos ao meio, pelo comprimento e polvilhe com 1/4 xícara de chá de açúcar. Misture 1/2 xícara de açúcar restante com a outra metade dos morangos e amasse com um garfo. Leve à geladeira.

Pré aqueça o forno em temperatura alta (200º). Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até obter um creme firme. Leve à geladeira e reserve.

Unte ligeiramente uma forma de 20cm de diâmetro. Peneire numa tigela a farinha com 1/4 xícara (chá) de açúcar e o fermento em pó. Corte com duas facas a manteiga ou margarina sobre a mistura da farinha, obtendo pedaços bem pequenos, semelhantes a ervilhas envolvidas pela farinha. Quebre o ovo numa xícara, junte leite até obter 3/4 xícara. Misture com um garfo. Faça um buraco no centro da mistura da farinha.
Despeje o ovo com o leite e misture rapidamente com o garfo até umedecer. Coloque a massa assim obtida na forma. Alise a superfície da massa com uma espátula para deixá-la uniforme.

Leve ao forno e asse por 25 a 30 minutos até dourar. Quando o bolo estiver pronto, solte os lados em contato com a forma, usando uma faca. Desenforme e, com uma faca serrilhada, corte o bolo ao meio, no sentido horizontal. Coloque o fundo do bolo numa travessa, com a parte cortada para cima.
Pincele com manteiga ou margarina derretida. Cubra com a metade dos morangos amassados e, por cima, coloque uma camada dos morangos cortados. Coloque a outra parte do bolo com o lado cortado para baixo. Espalhe o restante dos morangos. Cubra com o creme de leite batido firme e, no centro, enfeite com morangos inteiros, ou se preferir cubra com os morangos. Sirva morno, em fatias.

Nenhum comentário: