domingo, novembro 04, 2012

O Melhor Brigadeiro (Receita da minha Avó)

      (Foto: mestrecuca.wordpress.com)

Esse, sem sombra de dúvidas, é o brigadeiro tradicional mais saboroso que se tem notícia. É uma receita muito antiga, que minha avó fazia. Depois, minha mãe passou a fazer lá em casa, em todos os aniversários dos filhos pequenos. Para não quebrar a tradição, fazia sucesso nas festinhas dos meus filhos, eram os primeiros a acabar na mesa de doces. E é assim sempre!

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 lata de leite de vaca
2 colheres de açúcar
6 colheres de sopa de Nescau (ou 5 colheres rasas de chocolate em pó Frades)
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de manteiga
1 colherinha de bicarbonato

Fazer em panela funda (tipo panela de pressão, sem a tampa), porque espuma muito. Levar ao fogo, mexendo sempre para não encaroçar, em fogo baixo. É um jogo de paciência, vai secando devagarinho e que no final vai valer à pena.

Quando estiver soltando do fundo da panela, retirar do fogo. Esfriar, enrolar bolinhas e passar no chocolate granulado (gasta-se umas 200 grs.).

Variações: “Brigadeiro da Paixão” (rechear com 1 morango), “Brigadeiro Maluquinho” (recheado com uma bolinha de cajuzinho), “Brigadeiro Cherry” (recheado com 1 cereja), “Brigadeiro Mulatinho” (recheado com 1 bolinha de brigadeiro branco). Varie também na cobertura: nozes picadas, castanhas, flocos de coco, granulado branco e colorido, etc.


6 comentários:

Anônimo disse...

fiz e adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei *--* mt boooum

Margô Brandão disse...

Eu não falei? kkkk... É delicioso!

Anônimo disse...

eu não consegui endurecer , oq eu faço ?

Margô Brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margô Brandão disse...

Como disse, esse brigadeiro é um jogo de paciência: é feito à moda antiga, secando aos poucos. Vai dar ponto sim, mas demora mais do que na receita tradicional de brigadeiro. Pode deixar no fogo brando, sem medo! Continue de onde parou (consistência mole), que ele vai dar o ponto certo.

Dalva Herzeg disse...

Hummm bem diferente! Vou experimentar!