quarta-feira, outubro 30, 2013

Docinho: Queijada de Uberaba


"Ninguém discorda de que o título de patrimônio nacional conferido ao nosso queijo-de-minas, em maio deste ano, foi mais do que merecido. Afinal, a iguaria faz parte do cotidiano e da história do estado. A paixão é tanta que até em receitas de doce ele está presente. É o caso da queijada, que a mineira Sandra Vieira de Souza Pereira prepara em Uberaba, com maestria. Natural de Coromandel, Sandra aprendeu a fazer o doce com a mãe, que aprendeu com a sua avó de Sandra, e assim por diante. A tradição de família pode ser encontrada na feira itinerante da cidade ou na loja O Rei do Queijo, que pertence ao sogro de Sandra e fica no mercado municipal. E é Agnaldo quem confirma que a iguaria caiu mesmo no gosto dos uberabenses: “Muita gente vem aqui só para comprar o doce e, quando a Sandra viaja, o pessoal reclama”. Depois de trabalhar 11 anos como telefonista, a quituteira começou a preparar o doce para incrementar a banca do marido na feira. Hoje, se diz assustada com o sucesso da queijada. “Não posso parar de fazer. Estou muito feliz e minha mãe também gostou muito de saber que estou fazendo a receita dela”, comemora, ao contar que vende mais de 300 pedaços de queijada por semana, além das encomendas. Prova de que, nesta receita, o patrimônio mineiro está mais do que bem representado." Fonte: Sabores de Minas

Ingredientes:
1,8 kg de açúcar cristal
Meio litro de leite
500 g de queijo-de-minas curado, ralado
manteiga para untar

Modo de fazer:
Em uma panela, levar ao fogo o açúcar e o leite. Mexer até levantar fervura e deixar no fogo até a mistura engrossar. Retirar do fogo e pôr o queijo, mexendo bem. Despejar o doce em um tabuleiro untado e, assim que esfriar, cortar em quadrados, do tamanho desejado.

Receita fornecida por Sandra Vieira de Souza Pereira

2 comentários:

Yolanda disse...

Certeza Delicioso!!! anotei, bjs.

Unknown disse...

O bom de ser mineiro é saber fazer quitutes mineiros que os outros amam.E difícil por aqui é achar o queijo curado,no ponto.Amei. Obrigada.