sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Como fazer Mexido Mineiro de Bacalhau



Ontem, foi colação de grau do meu filho. Muito bonita a festa de entrega do diploma, juramento, agradecimentos... Emoções a mil! Mas esses eventos são longos, muito demorados e a fome foi apertando. A festa acabou tarde e o que salvou depois a nossa fome foi esse mexido, fácil de fazer e em um instante fica pronto (desde que já tenha reservado na geladeira o bacalhau dessalgado e cozido, ok?).

Dica: Sabe quando você faz uma bacalhoada para a família e sobra um pouco na travessa? Então, aproveite esse mesmo que fica ótimo! Se for congelar este resto de bacalhoada para quando for fazer o mexido, lembre-se de retirar as batatas e ovos cozidos, se tiver. Assim, ficará sempre à mão o bacalhau já pronto, para fazer o mexido rapidinho na hora que quiser!

Ingredientes
2  xícaras de bacalhau desfiado e cozido
1 xícara de bacon picado bem pequeno (pode substituir por linguiça caseira)
1 cebola picadinha
2 ou 3 dentes de alho picado (dependendo do tamanho)
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos levemente misturados em uma vasilha, temperados com sal (ou Fondor)
3 xícaras de arroz já cozido, porém firme (se estiver muito cozido, pode empapar!)
1 tomate picado
1/2 pimentão verde ou vermelho em tirinhas finas
Cheiro verde picados grosseiramente
1 xícara de azeitonas (tanto faz a preta ou verde) picadas
1 ovo frito para decorar
1 xícara de torresmo frito (opcional)
temperos à gosto: sal, pimenta, ervas
1 xícara de batata palha para finalizar
2 a 3 ovos fritos inteiros, para decorar por cima.
* Se for servir em pratos individuais, fica muito bonito substituir os ovos fritos de galinha por
ovinhos de codorna fritos. Fica delicado e saboroso!

Modo de Fazer:
Em  frigideira grande leve ao fogo o torresmo em óleo, para fritar. Reserve. Escorra o óleo da panela e coloque o bacon picado (ou a linguiça) e frite até corar. Retire e reserve. Na mesma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Mexa até murchar a cebola. Junte os ovos batidos e deixe cozinhar – de forma que os ovos fiquem cozidos, mas sem endurecer. Depois de cozidos, evite mexer demais para não ficar muito quebradinhos. Para facilitar, eu encosto os ovos no canto da frigideira e vou trabalhando o resto da receita. Coloque o bacalhau desfiado, tomate, pimentão e as azeitonas, misture e depois coloque o arroz cozido. Para terminar, salpique a salsinha, coloque a batata palha e o bacon frito. Sirva bem quente, com um ovo frito por cima e enfeite com os torresmos reservados.



Nenhum comentário: