sábado, agosto 02, 2014

Antepasto Mineiro de Jiló


No famoso Mercado Central de Belo Horizonte, os tira-gostos de jiló são os mais apreciados pelos mineiros e turistas. Já coloquei aqui a receita de Farofa de Jiló e agora esse antepasto. Vou conseguir a receita do mais famoso de todos: iscas de fígado na chapa com jiló e cebola! Depois posto aqui.  Quem já esteve no Mercado em um sábado de manhã, já viu aquela multidão congestionando os botecos, tomando uma cervejinha enquanto espera ficar pronto...

Ingredientes:
10 jilós verdes e firmes
1 pimentão vermelho pequeno
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal
Salsinha
Azeitonas pretas
Orégano.

*Dica: Para diminuir o sabor amargo, corte-o em quatro partes e mergulhe em uma vasilha com água e sal por 15 minutos, antes de cozinhar. Depois, enxague em água corrente, escorra e prepare sua receita. Cuidado, não acrescente mais sal.

Corte os jilós em oito pedaços, e leve ao microondas, tampado, por 2 minutos.
Corte o pimentão e a cebola em quadrados. Em uma panela, coloque um fio de azeite, e aqueça. Junte o jiló, a cebola, e o pimentão. Não coloque sal. Refogue até que esteja bem macio, ao espetar com a ponta de uma faca. Retire do fogo. Corte o alho em lâminas, e pique a salsinha.
Em uma travessa, coloque uma camada de jiló, lâminas de alho cru, pitadas de orégano, pitadas de sal, salsinha, e mais um fio de azeite. Vá repetindo essas camadas, até que os ingredientes terminem. Tampe bem, e guarde na geladeira.
O ideal, é fazer dois ou três dias antes de servir, mas no dia seguinte, já vai estar um pouco apurado.
Sirva com torradas, pão italiano, saladas, ou até mesmo acompanhando um bom prato de arroz com feijão! É muito bom! Receita de Suzy Mitsy

Nenhum comentário: