terça-feira, abril 25, 2017

Creme Belga


Indicado para rechear bolos gelados e até cobrir, montar pavê ou cupcake.
Combina muito com ganache de chocolate ou com frutas como morango e uva, com gelatina ou simplesmente servido gelado sozinho em taças individuais.

Creme delicado e muito gostoso e  muito simples de preparar.

Ingredientes:
3 gemas
1 caixinha de creme de leite – 200ml
1 colher de sobremesa de essência de baunilha. (ou 1/2 fava de baunilha)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de maisena
1 copo de leite integral – 200ml

Modo de Preparo:

Comece separando as claras das gemas. Coloque as gemas em uma peneira e fure com o garfo a fim da gema escorra pela peneira naturalmente – não mexa. A película que a envolve a gema é a responsável pelo gosto e cheiro forte de ovo, assim evitamos esse ‘gosto de ovo’ na nossa sobremesa.
Evite mexer na gema com o garfo ou colher, pois se mexer a película pode passar pelos furinhos e ela deverá ficar retida na peneira.

Em uma panela, fogo médio, coloque 1 latas de leite condensado e leve ao fogo baixo.
Aproveite a lata ou a caixinha do leite condensado e use-a como medidor para 1 medidas de leite integral. Dissolva nesse leite 1 colheres de sopa de maisena. Leve essa mistura a panela com o leite condensado. Misture. Acrescente as gemas já peneiradas e misture-as com ajuda de um fouet.


Junte a baunilha e misture mais. O fouet no preparo deste creme é uma mão na roda, ele junto com o fogo baixo são nossos aliados para evitar aquelas ‘bolinhas duras” e indesejadas que podem se formar quando preparamos creme que a base leva maisena. Fogo baixo e paciência, siga mexendo até que o creme encorpore. Após engrossar siga mexendo ( uso um pão duro) sempre e deixe cozinhar por 1-2 minutos até que o gosto do amido fique bem suave.  Depois de desligado o fogo. Acrescente a caixinha de creme de leite misture e está pronto.


Dica: É preciso cuidado, senão empelota endurece e fica com gosto forte de maisena.
Caso não vá usar imediatamente, congele as claras, assim você poderá reaproveita-las em outra ocasião.      Fonte: Dicas de Confeitaria

sábado, abril 01, 2017

Torta de Paçoca e Brigadeiro

       Compartilhado de  Cozinha Jantinha de Hoje/ Instagram: jantinhadehoje

Paçoquinha é um doce com gostinho super brasileiro e que remete às coisas boas da vida. O que dizer então do brigadeiro? Já pensou em preparar uma torta que une as duas coisas: o sabor torradinho do amendoim com o doce do leite condensado com chocolate? Se prepare para comer uma torta deliciosa!

Ingredientes

Massa:
1 e 1/2 xícaras de chá de bolacha maizena
6 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
1/3 de xícara de chá de açúcar (dispensável)

Recheio
1 xícara de chá de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar
450g de cream cheese
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de extrato de baunilha
12 paçocas tipo “rolha”

Cobertura
1 lata de leite condensado
2 colheres de manteiga
3 colheres de chocolate em pó


Modo de Preparo

Base: Bata todos os ingredientes da massa base no processador até que fique bem misturados. Distribua em uma forma de fundo removível e reserve.

Recheio: Bata o creme de leite fresco e 2 colheres de sopa de açúcar até ficar em ponto chantilly. Reserve. Bata o cream cheese até ficar em uma textura aerada, adicione aos poucos o leite condensado, o extrato de baunilha. Junte com a mistura de chantilly e misture tudo até ficar bem uniforme. Amasse a paçoca e incorpore à mistura branca até ficar homogêneo. Recheie a massa com a mistura. Cubra com papel filme e leve ao freezer por uma hora ou até ficar firme (eu precisei deixar a noite inteira no freezer).

Cobertura: Espere a torta endurecer para iniciar este passo. Misture todos os ingredientes em uma panela. Cozinhe em fogo médio misturando até engrossar (cerca de 10 minutos). Distribua por cima do recheio (se ficar muito grosso, tente dissolver o brigadeiro com um pouco de leite). Decore com raspas de chocolate e paçoca triturada. Cubra e mantenha congelado até servir.