sexta-feira, agosto 31, 2012

Meu Bolo de Mexerica

          




Na semana passada, meu filho pediu que fizesse um bolo de mexerica. Como eu não tinha nenhuma receita à mão, fiz uma busca na Internet e encontrei várias. Escolhi uma, de um site muito conhecido, separei os ingredientes e fiz o bolo. Olha gente, com 45 minutos de forno, ele ainda não estava assado. Não assava de jeito nenhum. Usei de todos os recursos e truques culinários  que sabia e depois de 50 minutos, desliguei o forno e joguei o bolo no lixo. Sim, essa cozinheira aqui também erra bastante...  Só de raiva, fui novamente para a cozinha, misturei algumas receitas que tenho certeza que dão certo, acrescentei algumas coisas, troquei outras... Ficou um espetáculo, modéstia à parte! Saboroso e fofinho.  Eis então o meu bolo de mexerica, podem fazer de olhos fechados, garanto que dá certo, tanto em assadeira retangular ou forma com furo no meio:

Ingredientes:
1 colher de sopa (cheia) de manteiga (se quiser, substituir por 1/2 copo de óleo, também dá certo)
4 gemas
2 xícaras de açúcar cristal (copo de requeijão)
250 ml. de suco natural de mexerica 
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de pó de Tang ou La Frutta, sabor tangerina   
4 claras batidas em neve
raspinhas da casca de 2 mexericas
1 colher de sobremesa de Pó Royal.

Modo de Fazer:
Bater a manteiga com o açúcar, adicionando depois as gemas.
O suco é colocado aos poucos. Colocar a farinha e o pózinho de Tang, bater bem. Logo após, adicione as claras em neve e por último, as raspas de mexerica e o Pó Royal. 
Despeje em uma assadeira média untada e leve ao forno pré aquecido por uns 25 minutos


LEMBRE-SE de deixar reservado mais 50 ml. de suco, que será usado na calda, após o bolo pronto. Então, no total, a receita pede 300 ml., ok?



Faça uma calda grossa, que não vai ao fogo, com  1 ½ xícara de açúcar refinado, misturado com aqueles 50 ml. do suco reservado e uma colher de chá de pó de Tang. Despeje sobre o bolo ainda quente, espalhando com uma espátula ou colher. Deixe esfriar para partir.

Bolinho de Arroz com Queijo

       (Foto: mdemulher.blogspot.com)

Aproveite a sobra do arroz de ontem e faça esse delicioso bolinho!

 Ingredientes
2 xícaras de sobra de arroz cozido
3 colheres de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 cebola pequena ralada
2 colheres de cebolinha picadinha
2 colheres de salsa picada
2 colheres de queijo parmesão ralado
1 xícara de queijo Minas ou mussarela em cubos
1 colher de (sopa) de fermento em pó
Sal e pimenta á gosto.
½ xícara de leite
óleo para fritar

Modo de Preparo

Amasse o arroz com as mãos, para triturar os grãos e junte a farinha o leite o ovo. Misture um pouco. Junte a cebola, cheiro verde, sal, pimenta, queijo ralado e fermento, deixe formar uma bola e faça os bolinhos colocando um cubo de queijo no meio, molhe a mão com água para não grudar. Frite os bolinhos em óleo bem quente.

Bicota de Mulata

Esta receita é típica da cidade de Santa Luzia - MG

                                  (Foto: uai.site.com.br)

1 kg de doce de cidra ralada com rapadura
(pode ser comprado pronto no Mercado Central e deixe escorrendo a calda)
1 xícara de queijo ralado
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de farinha de mandioca bem fina
2 ou 3 ovos
Canela em pó a gosto
1 colher (chá) de cravo moído
1 pitada de noz-moscada
1 xícara de açúcar refinado

Numa bacia, juntar os ingredientes, acrescentando, por último, os ovos. Se o doce de cidra estiver com muita calda, escorra um pouco. Bater até o ponto de creme. Untar um tabuleiro com manteiga, despejar a mistura e levar ao forno médio, durante 40 minutos. Deixar esfriar, cortar no tamanho desejado e passar no açúcar refinado. 

quinta-feira, agosto 30, 2012

Sopa de Mulher Parida


Dentre muitas receitas e histórias de antigamente, em especial nas cidades e zonas rurais do oeste mineiro, existe essa: os bebês nasciam em casa, com parteiras que automaticamente se tornavam mães ou avós dos recém-nascidos. Começava-se aí todo o cuidado com o resguardo, que era de quarenta dias. Não se podia lavar a cabeça, pegar peso, varrer a casa, tomar vento e sempre ficar calçada de meias, dentre outras coisas. Era preparado para a mãe nos primeiros dias essa sopa a base de farinha de milho com caldo de frango. Uma curiosidade: a galinha que estava com os pintinhos novos já se separava aquele que seria o frango para a referida sopa. Esse pintinho desenvolvia, tornando-se frango, junto com a gravidez da moça.


Ingredientes:
1 galinha caipira (aproximadamente 2 kg)
500 g de farinha de milho
Pimenta, salsa, cebolinha, alho e sal a gosto

Cortar a galinha em pedaços e cozinhá-la na panela de pressão, com os temperos, menos a salsa e a cebolinha. Após o cozimento, pôr os pedaços de carne numa tigela. Manter o caldo em fogo baixo e acrescentar a farinha de milho, mexendo sempre, para não dar pelotas. Quando ferver, despejar o caldo grosso sobre a galinha e jogar por cima a salsa e a cebolinha. Servir com arroz.

Dica: "Um detalhe importante para as parturientes é que a farinha deve ser bem torradinha. Caso contrário, causa queimação e outros aborrecimentos."

Gelatina de Cachaça


Ingredientes:
1 folha de gelatina branca
1 folha de gelatina vermelha
1 copo (americano) de água
1/2 kg de açúcar
1/3 de copo (americano) de cachaça
1 colher (café) de messência de abacaxi (ou o sabor que quiser)
Açúcar cristal para polvilhar

Modo de preparo:
Ponha as gelatinas de molho na água. Leve ao fogo baixo para dissolver e junte o açúcar. Ferva até o ponto de bala. Junte a cachaçan e retire do fogo. Ponha a essência, mexa e despeje em uma assadeira. Espere até o dia seguinte. Corte em pedaços e passe no açúcar cristal.

Peixe Assado com Vinagrete


Ingredientes:
1 peixe inteiro, limpo e sem a cabeça, de preferência dourado
1 cebola
1 pimentão
2 tomates
Um pouco de coentro
2 dentes de alho
cheiro verde
Azeitonas picadas a gosto
Orégano, sal e pimenta do reino à gosto
Azeite
Vinagre
Alumínio para assar
2 colheres de manteiga

Modo de Preparo:

Abra o peixe pela barrigada e passe bastante sal por dentro e por fora. Deixe descansar por uns 30 minutos. Faça um vinagrete com todos os outros temperos, bem picados. Lave o peixe para tirar o excesso de sal . Coloque-o aberto, com a barrigada para cima em uma bandeja. Espalhe o vinagrete por cima do peixe aberto. Se quiser, guarde um pouco do vinagrete para decorar, depois de assado.
Espalhe um pouco de manteiga. Passe papel alumínio na bandeja e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire o papel e deixe mais 10 minutos. Sirva na própria bandeja. É mais gostoso cada um pegar um garfo e ir beliscando o peixe, mas pode acompanhar uma salada, farofa e arroz branco.

quarta-feira, agosto 29, 2012

Meu Bolo de Limão



Quer fazer um bolo rápido e delicioso, que fará o maior sucesso no seu lanche? Então é só seguir essa receita, todo mundo adora!

Ingredientes:
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga
2 xícaras de açúcar
4 gemas
1 copo de leite (250 ml.)
3 xícaras de farinha de trigo
4 claras batidas em neve (bata separadamente antes de começar a fazer o bolo e reserve)
1 colher de sopa de Pó Royal.
Raspinhas de 1 limão grande (reserve o suco do limão)


Bater a manteiga com o açúcar, até ficar uma mistura cremosa e adicione depois as gemas. Depois, o leite é colocado aos poucos. Em seguida, colocar a farinha de trigo e bater bem, para a massa ficar lisa e leve. Logo após despeje as claras em neve que já estavam reservadas, o Pó Royal e por último as raspinhas de limão. Assar em formo quente, em assadeira ou forma redonda, untada e farinhada. Depois de uns 30 minutos, fazer o teste do palito e se estiver assado por igual, retirar do forno.

Depois de assado e ainda quente, furar o bolo com garfo e fazer este glacê para despejar:


Glacê:
1 copo de açúcar de confeiteiro ou refinado
Suco de 1 limão (vá colocando aos poucos, para ver a consistência).
Uma dica: às vezes, o suco do limão está muito ácido. Nesse caso, coloque um pouquinho de água para suavizar, mas complete com açúcar até ficar na consistência grossa.
Misturar bem até fazer um creme grosso e despejar sobre o bolo quente. Não vai ao fogo. Deixar esfriar completamente, que o glacê vai endurecer. Fácil demais, não?




Nhoque de Batatas

      (Fotos: comofaz.net)

Ingredientes:
1 kg de batatas
1 colher (sopa/rasa) de sal
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 punhadinho de salsa - opcional
1 pitada de pimenta do reino
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo

À parte, você vai precisar também de:
uma punhado de farinha de trigo para enrolar a massa,  polvilhar as mãos e superfícies de trabalho.
200 ml. de de molho de tomates, bem consistente (se não quiser fazer, pode ser um Pomarolla)
Queijo parmesão ralado grosso, para gratinar o nhoque pronto 
folhinhas de manjericão fresco para enfeitar.

Modo de fazer: 
Cozinhe as batatas descascadas em água e sal. Escorra e esprema ainda quente.


Junte a manteiga, misture bem com um garfo e deixe esfriar um pouco. Adicione os ovos e temperos e misture bem novamente. Junte a farinha e amasse. Para isso envolva sempre as mãos com farinha para que não interfira na umidade da massa.

    Fotos: Food Republic


Faça rolinhos em mesa enfarinhada e corte  gominhos de 2 cm. com uma faca também enfarinhada. Deixe secar um pouco numa bandeja forrada com pano enfarinhado. Para cozinhar o nhoque tem truque: fique de olho na água fervendo. Os que começarem a boiar, você já pode caçar com a espumadeira e colocar na travessa em que vai servir.Coloque sempre aos poucos. À medida que subirem à tona, retire-os com uma escumadeira e mergulhe rapidamente em água fria. Faça isso com todos os nhoques. Arrume em um refratário: uma camada de nhoques, uma de molho de tomate e polvilhe com queijo ralado. Repita as camadas. Leve ao forno ligeiramente, apenas para gratinar. Enfeite com manjericão.
(Receita de Luci Brandão)

Almôndega com Queijo

     Foto: Olio Aglio

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cebola ralada e espremida
500 g de alcatra ou patinho moído
2 dentes de alho triturados
1 colher (sopa) de salsa picada
2 ovos
1 xícara (chá) de miolo de pão francês ou pão de forma sem casca (embebido rapidamente em leite e depois bem espremido)
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Farinha de trigo, se necessário para dar ponto

Recheio:
250 grs. de queijo em cubinhos (pode ser Minas, mussarela, provolone ou queijo prato)


Modo de fazer:
Numa panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola com alho. Reserve. Coloque em uma vasilha a carne moída, os ovos, o queijo ralado, o miolo de pão espremido, a salsa, a cebola e alho refogados, o sal e a pimenta. Misture com as mãos. Se necessário, acrescente farinha de trigo ou de rosca aos poucos até dar ponto de enrolar. Faça bolinhas pequenas, recheie com um pedaço de queijo, feche bem e frite em óleo. Espere corar, retire e deixe-as escorrer em toalha de papel. A seguir, junte as almôndegas ao molho e mexa delicadamente. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente por cinco minutos. Polvilhe queijo ralado (opcional).

Molho:
6 tomates maduros
1 cebola pequena cortada
1 pimentão pequeno
4 dentes de alho fatiados
Sal a gosto
1 colher (sopa) de azeite

Molho: Bata no liquidificador os tomates, a cebola e o pimentão e passe pela peneira (opcional). Coloque em uma panela o azeite e refogue o molho batido anteriormente. Misture e deixe cozinhando, enquanto prepara as almôndegas.

Creme de Mamão Papaia



Ingredientes:
2 mamões papaias
1/2 lata de creme de leite sem soro
1/2 xícara de suco de laranja
1 lata de leite condensado

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.  Despeje em tacinhas e decore com um suspiro de açúcar (comprado pronto). Leve à  geladeira por 30 minutos e sirva gelado.

terça-feira, agosto 28, 2012

Regalo de Queijo com Linguiça



Ideal para um tira gosto de fim de semana ou mesmo como uma opção de salgadinho para reuniões ou aniversários.

Primeiramente, frite 300 gramas de linguiça caseira ou calabresa, cortada em pedacinhos e reserve.

Misture estes ingredientes em uma vasilha e amasse bem:
150 gramas de Queijo Minas, ralado fino
1/2 xícara de chá de Queijo Parmesão ralado fino
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal

Separe uma porção pequena de massa e modele bolinhas com um pedaço de lingüiça frita no meio. Se grudar, polvilhe farinha de trigo nas mãos.
Numa panela funda, aqueça o óleo e frite as bolinhas até ficarem douradas. Escorra em papel-toalha e sirva a seguir.

Minha Dica:
Se você não quiser fritar as bolinhas na hora, prepare as bolinhas com antecedência e arrume-as em um refratário, cubra com filme-plástico e guarde na geladeira.

Bambá de Couve - Uma Tradição Mineira

     Foto: Luciana Paola

Ingredientes:

250 g de fubá (de preferência o de moinho d’água)
500 g de costelinha em pedaços
5 folhas de couve rasgadas
1 litro de água
3 colheres (de sopa) de óleo
1 tablete de caldo de carne
Alho, sal e outros temperos a gosto
Fritar à parte 200 grs de linguiça em rodelas  e 150 grs. de bacon picados. Reservar.

Lavar, rasgar e reservar a couve. Temperar a carne com alho e sal. Reservar. Numa panela com o óleo, uma pitada de tempero e o caldo de carne, refogar a costelinha. Quando estiver dourada, acrescentar água fervente e deixar por dez minutos, com a panela tampada. Numa panela à parte, em fogo brando, misturar aos poucos o fubá com 400 ml de água e mexer, até engrossar. Em seguida, adicionar o angu à costelinha. Deixar por mais 15 minutos, sempre mexendo com a colher de pau. Jogar a couve crua para cozinhar no calor do caldo, já com o fogo desligado. Colocar por cima a linguiça e bacon fritos para decorar.

Ameixinha de Queijo de Araxá (Doce de Queijo)

    (Foto: portalp10.com.br)

Ingredientes:
1 quilo de queijo curado ralado bem fininho
5 a 6 ovos,  vai depender se o queijo se está muito curado ou não
1 quilo de açúcar
1 litros de água
1 colher de cravos da índia (opcional)

Comece fazendo a calda com a água e o açúcar. Coloque numa panela grande e deixe ferver junto até encorpar, mais ou menos uns 40 minutos.  Não deixe ficar muito grosso, para não açucarar o doce, tem que ser uma calda rala porque quando cozinhar as bolinhas ela vai engrossando.

Em uma bacia, junte os ovos e o queijo até obter uma massa homogênea e dar ponto de enrolar. Se a massa ficar mole, junte um pouco mais de queijo ou se ficar seca, coloque mais um ovo.
Faça bolinhas de mais ou menos 3 a 4 cm de diâmetro, se fizer grandes, elas demoram demais a cozinhar.

                 
Coloque aos poucos as bolinhas na calda de açúcar fervendo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo só de vez em quando para não grudarem. Caso queira usar,  colocar os cravos.  Elas incham enquanto cozinham, mas depois murcham. Então escolha uma panela grande, para não derramar. Após 30 minutos, verifique se estão cozidas e deixe esfriar. Se quiser as bolinhas mais douradas, deixe mais um pouquinho...

                            Foto: sabor Sonoro

Guarde em compotas de vidro com a calda ou em pacotinhos sem a calda (deixar escorrer em peneira por 30 minutos). Rendimento: mais de 100 bolinhas de queijo

segunda-feira, agosto 27, 2012

Farofa de Carne Desfiada

            Foto: Cláudio Rocha

Aproveite as sobras da carne de panela para fazer essa delícia!

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de mandioca crua
1 cebola picadinha ou em lascas
2 colheres de manteiga mais 1 colher de óleo
2 dentes de alho amassados
Cheiro verde a gosto
2 xícaras de sobras de carne de panela, desfiadas
1 colher sobremesa/rasa de tempero caseiro

Minha Dica: esta farofa já é deliciosa, porém, ficará mais gostosa ainda se puder fazê-la na mesma panela em que fez a carne cozida, porque o "gosto" está agarrado no fundo da panela. 

Desfie a carne e refogue em fogo baixo, com a cebola picadinha, alho amassado e colorau. Use pouco óleo nessa etapa e não deixe a carne encharcar. Depois, acrescente a farinha, mexendo bem. Servir com arroz.

Coloque a manteiga junto com o óleo na panela para esquentar. Refogue o alho e a cebola e acrescente a carne desfiada. Deixe ela fritar e corar. Acrescente o tempero, refogue um pouco e coloque 1/2 xícara de água. Quando levantar fervura, coloque a farinha de mandioca. Mexa bem para dissolver a carne e torrar a farinha. Desligar o fogo e colocar o cheiro verde. Servir.

Delícia de Nozes

     (Foto: cakepot.com.br)


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite s/soro
4 colheres (sopa) de chocolate do padre
200 grs de nozes grosseiramente picadas
250 grs de chocolate meio amargo picado
1/4 xícara (chá) de conhaque

Modo de preparo:
Leve uma panela ao fogo com o leite condensado e o chocolate. Misture bem e em fogo baixo, mexa até atingir o ponto de brigadeiro mole. Reserve.
Depois de frio, acrescente o creme de leite sem o soro. Misture muito bem. Adicione as nozes e o chocolate picado e misture delicadamente. Adicione em seguida a bebida e misture novamente. Distribua em taças e leve a geladeira por 2 horas. Sirva geladinha


domingo, agosto 26, 2012

Como fazer bolo Xadrez: o que dá Certo e o que dá Errado



O Bolo xadrez, além de ser gostoso, tem uma aparência linda! Ainda mais se for feito com capricho e carinho, indispensáveis nesse passo a passo. É trabalhoso, reconheço, mas o resultado final é de encher os olhos. Cheguei a comprar aquela forma de vários aros, para fazer o bolo redondo. Não deu certo! Quando você vai tirar a forma da massa do bolo ainda crua, ela acaba misturando um pouco e os quadradinhos no final ficam feios. Deve ter aí algum segredinho que desconheço, para a massa não grudar nas paredes da forma. Teriam que ser cortados com aros, aí sim dá certo. Em sites estrangeiros, vi vários tipos de aparelhos e cortadores que deixam as medidas bem exatas.

Como não tenho uma cozinha profissional, muito menos equipamentos caros de confeitaria, acho que fazer em assadeira retangulares muito mais fácil, desde que tenha o cuidado de aparar as bordas e cortar as tirinhas exatamente iguais.

Então vamos à receita:


Obs.: se quiser um bolo pequeno, fazer meia receita
  
Massa clara:
½ xícara de Maizena
200 grs. de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 ½ xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 claras batidas em neve
1 colher de Pó Royal
Bater bem a manteiga, o açúcar e as gemas. Misture a farinha de trigo e a Maizena numa vasilha separada e acrescente à massa, alternando com o leite. Acrescente as claras e o Pó Royal. Assar em tabuleiro 27 x 39 untado.

Massa escura:
1 xícara de chocolate em pó
½ xícara de Maizena
200 grs. de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 ½ xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 claras batidas em neve
1 colher de Pó Royal

Proceder como a massa branca.

Montagem:
Deixe os dois bolos descansarem por 1 dia, ao ar livre, pois essa massa é muito macia e será difícil de usá-la. Corte tiras verticais de 3 em 3 cm aos poucos, à medida que for utilizando na montagem do bolo (Dica: utilize uma régua de 30cm. para facilitar o corte das tiras de bolo e transportá-las para a montagem.) Para unir as partes de duas cores, cole com leite condensado puro ou doce de leite mais ralo.

Cobertura:
5 copos de leite
5 colheres de Maizena
13 colheres de açúcar
200 grs. de manteiga sem sal
1 lata de creme de leite gelado (sem soro)

Faça um mingau com o leite, a Maizena e o açúcar. Deixe esfriar bem. Bata o mingau na batedeira com a manteiga em temperatura ambiente e o creme de leite sem soro. Bata bastante e utilize. Confeite com bico de pitanga e enfeite com raspas ou gotinhas de chocolate.
Receita da amiga Selma Novaes, banqueteira de mão cheia!

Agora, se você comprou a forma especial de fazer bolo quadrado e também não teve uma boa experiência, ainda tem jeito de salvar o bolo: simplesmente asse e sirva...

Dando uma voltinha na internet, achei interessante essa outra versão. Pode ser com  bolo de cenoura e de canela, recheado com geleia de framboesa e coberto com pasta americana:





sábado, agosto 25, 2012

Canudinho de Doce de Leite



Quer coisa mais deliciosa do que comer um canudinho de doce de leite, com gosto de infância? Era o tipo doce obrigatório nas festinhas infantis, não podia faltar. Coloquei abaixo a receita tradicional e muito antiga... Dá trabalho de fazer, mas vale à pena o resultado!

Dica: Para quem mora em Belo Horizonte, ou mesmo em  cidades do interior de Minas, é fácil de achar a massa de canudinho já pronta para rechear, e de boa qualidade: só observe se está novinho e crocante! Acho que em São Paulo também é fácil de encontrar. Quem não conseguir comprar e se não quiser ter o trabalho de fazer a massa, pode comprar rolo de massa de pastel pronta. É mais rápido!

                                      
                                                  Foto: Cozinha da Drica


Então, anote aí a receita para fazer a massa:
1/2 k. de farinha de trigo
1/2 copo americano de óleo (100 ml.)
4 ovos
1 colher de chá/rasa de sal
água filtrada
800 gr. de doce de leite para rechear, de boa qualidade


Modo de Fazer:
Misturar e amassar os ingredientes com água, até soltar das mãos. Abrir a massa com um rolo e cortar em tiras de cinco centímetros de comprimento. Enrolar os pedaços da massa em vários cilindros de alumínio, que servirão para modelar o canudinho, usando clara de ovo para colar as extremidades.



Colocar os rolinhos para fritar em óleo quente. Depois de frito, retirar o canudinho dos cilindros e recheá-los com o doce de leite. Para finalizar, passar no açúcar.                                


Torta de Abacaxi com Baba de Moça

    Foto: Mycibo.com

Ingredientes da massa:
6 ovos
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 e 1/2 xícara (chá) de leite fervendo
1 colher (sopa) de margarina
Bata as claras em neve e vá aos poucos acrescentando uma das xícaras de açúcar.
Incorpore então as gemas peneiradas, uma a uma, e o restante do açúcar.
Desligue a batedeira e adicione o leite, já com a manteiga derretida nele. Misture.
Por último adicione o fermento e a farinha peneirados e misture delicadamente.
Asse em forno 180°C, de preferência com papel manteiga no fundo da forma.
A forma tem que ficar ¾ cheia para o bolo ficar de uma altura boa para cortar ao meio.

Recheio:
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
3 gemas peneiradas
Leve todos os ingrediente ao fogo e misture até engrossar.
Deixe esfriar e recheie o bolo com mais 1 lata de abacaxi em calda picados.

Cobertura de Chantilly:
1/2 copo de claras de ovo
1 copo de açúcar
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha ou outra de sua preferência (eu usei suco de abacaxi)
Leve as claras e o açúcar ao fogo em banho maria até que se forme uma espuma branca e a mistura esteja quente.
Retire e coloque imediatamente em uma batedeira e comece a bater em velocidade alta.
Bata até ficar firme, adicione a essência e está pronto.

Montagem do bolo:
Desenforme o bolo frio e corte-o ao meio. Forre a forma que você usou para fazer o bolo com papel alumínio e coloque metade do bolo dentro dela.  Molhe bem os dois lados do bolo com a calda do abacaxi. Espalhe a baba de moça sobre o bolo.
Cubra com o abacaxi picadinho. Coloque a outra metade da massa por cima. Preste atenção na hora de escolher qual massa vai embaixo, pois na hora de desenformar, a massa que ficou embaixo será o topo do bolo.
Leve a geladeira por pelo menos 2 horas e desenforme no prato em que irá servir.
Cubra com o chantilly e decore com pedaços de abacaxi em calda e coco ralado. 

sexta-feira, agosto 24, 2012

Agarra Namorado


(Foto: receitinhasdatere.blogspot.com)

Essa é uma outra versão, mais atualizada daquele doce antigo, o Espera Marido. No fim, dá no mesmo. Poderia ser também "Ai, se eu te Pego!", fica valendo para qualquer um.

Ingredientes:
½ kg de doce de leite
½ litro de leite
4 ovos
Canela em pó a gosto

Em uma panela, misture bem o doce de leite, o leite condensado e o leite até que fique homogêneo. Deixe ferver até borbulhar. Bata os ovos com o garfo, passe-os em uma peneira e despeje na panela. No fogo baixo, mexendo rápido e sempre, deixe cozinhar bem os ovos. Em seguida, deixe esfriar, polvilhe a canela em pó e leve a geladeira.

Dica:
Ao peneirar os ovos, não raspe a peneira; descarte o que ficar na peneira. Isso, evitará que o doce fique com cheiro de ovo. Sirva gelado. (Receita de mãe)

Canjiquinha com Costelinha

       (Foto: Beagá for You Turismo)

Ingredientes:

Para a costelinha:
1 kg de costelinha de porco
Tempero caseiro (alho e sal) a gosto
1 litro de óleo
3 dentes de alho picados

Para a canjiquinha:
1 copo (americano) de canjiquinha
1 litro de água
3 colheres (sopa) de óleo, mais um fio
3 dentes de alho picados
1 tablete de caldo galinha
Tempero caseiro e colorau a gosto

Banana frita:
5 bananas caturra (nanica) verdes
1 litro de óleo

Modo de Fazer
Cozinhar a canjiquinha na panela de pressão, com água suficiente para cobrir e um fio de óleo, por 15 minutos após dar pressão. Em uma outra panela, refogar no óleo, o tempero e o colorau. Despejar a canjiquinha com o caldo e deixar ferver por cinco minutos. Reservar. Temperar a costelinha e fritar em óleo quente. Assim que dourar, retirar a carne e deixar escorrer a gordura. Em outra panela, refogar, em três colheres (sopa) de óleo, o alho e mais tempero, se for necessário. Refogar a costelinha e cobrir com água. Retirar assim que a carne estiver cozida e o caldo, encorpado. Misturar a costelinha e o caldo com a canjiquinha. Aquecer o óleo para fritar as bananas. Quando estiver bem quente, passar as bananas no cortador, de modo que fiquem em rodelas bem finas, diretamente na panela. Retirar assim que dourar e deixar escorrer em papel toalha. Servir como acompanhamento para a canjiquinha com costelinha.
(Mª Aparecida Rocha)


Torta de Uva e brigadeiro



Ingredientes:
1 k. de uva Itália lavada e seca (reservar algumas para enfeitar)
2 latas de leite condensado
1 lata de leite de vaca
1 colher de sopa de Maizena
5 colheres de sopa de Nescau
1 colher de sopa de manteiga.

Fazer um brigadeiro mais mole com os ingredientes acima, menos as uvas. Colocá-las no fundo de um travessa de vidro, colocar o brigadeiro por cima e cobrir a torta com chantily:

2 claras batidas em neve, bem firmes
1 lata de creme de leite sem soro
3 colheres de sopa de açúcar.

Depois da torta pronta, polvilhar a cobertura com coco ralado e enfeitar com uvas inteiras.

quinta-feira, agosto 23, 2012

Docinho Pé de Moça

             Foto: Açúcar União

Ingredientes:
1 lata de doce de leite em ponto de corte (395g)
1 lata de leite condensado (395g)
1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele
6 biscoitos Maisena quebradinhos
Modo de preparo:

Leve ao fogo brando, o doce de leite, o leite condensado e o amendoim,  mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e misture o biscoito quebrado.  Vire no balcão ou em fôrma ligeiramente untada com manteiga. Depois de frio, corte em quadrados e passe, um a um no açúcar cristal.
Se quiser que o docinho fique mais seco, deixe descansar em recipiente aberto por cerca de 24h para cristalizar.

Rosca de Leite Condensado sem Sovar


Quando fui ler o modo de fazer dessa receita, lá fala que não precisa sovar. Hein? Como assim? Eu sou meio São Tomé e tive que fazer, porque duvidei que era essa facilidade toda. E não é que é? Mexi daqui, mudei um ingrediente dali, alterei as quantidades e deu certinho.

Como dizia minha mãe, quando queria falar que era muito fácil: "- Isso é receita boba!!!"

Comece essa receita fazendo uma “esponja”, que ajudará no crescimento da rosca:
200 ml de leite morno
1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa/cheia de fermento biológico granulado Fleishman
*(ou 1 e 1/2 quadradinho de fermento fresco para pão)

Modo de fazer:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture bem, até formar um papa grossinha.
Deixe descansar por uns 15 minutos. Em dias frios demora-se mais a crescer, já em dias quentes cresce rapidinho.

     (Foto: receitasesaboresdomundo.com)

O ponto certo da esponja é quando a massa fica toda fofa, cheia de furinhos. Despeje numa vasilha grande e acrescente os outros ingredientes da receita nesta esponja:

1/2 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de óleo
1 ovo batido
1 pitada de sal
Vá acrescentando aos poucos 3 xícaras (de 200 ml) de farinha de trigo, em média ou até ficar uma massa na consistência mais mole. Mexa bem com uma colher de pau. Tampe e coloque em lugar abafado para a massa crescer até dobrar de tamanho (eu fervi 1 copo de água no microondas por 3 minutos, tirei o copo e coloquei a vasilha com a massa dentro do microondas ainda quente, para crescer por 40 minutos). Essa massa cresceu bem.

Rende: 1 rosca redonda desmontável de 23 cm. de diâmetro (se quiser mais, dobre as quantidades da a receita)

Com a ajuda de uma colher de arroz (daquelas grandes), vá colocando bolas de massa em uma forma redonda desmontável de 23 cm. diâmetro, untada e farinhada, uma ao lado da outra. Deixe um espaço vazio no centro da forma, para a rosca poder crescer. Leve para assar em forno alto até ficar corada e não precisa de passar gema para dourar. Depois de assada, pincelar a cobertura.
(Receita corrigida. Original Fonte aqui:)

Cobertura:
½ lata de leite condensado
4 colheres de sopa de leite de coco
Misturar e despejar sobre a rosca quente, assim que sair do forno.

Gelatina Arco Iris

     (Foto: sochocolate.wordpress.com)

INGREDIENTES

1 caixa de gelatina de uva
1 caixa de gelatina de limão
1 caixa de gelatina de abacaxi
1 caixa de gelatina de tutti-fruti
1 caixa de gelatina de morango
250 ml de leite de coco
250 ml de leite condensado
Água para as gelatinas


(Foto: picnicchic.blogspot.com)
MODO DE PREPARO
Unte a forma da gelatina levemente com óleo. Prepare a gelatina de uva com menos água do que o normal para que fique mais consistente (200ml de água quente, 100 ml de água fria). Divida em duas partes
A primeira parte coloque na forma e leve para gelar. Espere ela endurecer um pouco (mas não totalmente), misture a segunda parte da gelatina de uva que estava reservada com leite de coco e leite condensado em partes iguais (cerca de 50ml para cada um). Com cuidado e o auxílio de uma colher, espalhe a camada de gelatina com creme sobre a gelatina comum e leve para endurecer novamente. Faça o mesmo com os demais sabores de gelatina.

O arco-iris deverá ficar da seguinte forma:
1ª camada: gelatina de uva
2ª camada: gelatina de uva com leite de coco e leite condensado
3ª camada: gelatina de limão
4ª camada: gelatina de limão com leite de coco e leite condensado
5ª camada: gelatina de abacaxi
6ª camada: gelatina de abacaxi com leite condensado
7ª camada: gelatina de tutti-fruti
8ª camada: gelatina de tutti-fruti com leite condensado
9ª camada: gelatina de morango
10ª camada: geltina de morango com leite condensado
Depois de pronto, desenforme e sirva
Informaçães Adicionais
Você pode alternar as camadas com os sabores de gelatina que você preferir.
O importante é que fique bem colorido. Se quiser, pode fazer a gelatina em potinhos individuais. Leva menos tempo. Mas cuidado para que consiga usar várias cores, uma vez que o pote é bem menor. Se quiser, pode substituir o leite de coco por leite comum

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/72400-arco-iris-de-gelatina.html

Lombo na Cachaça do Vale Verde



Vale Verde é um Parque Ecológico que mistura beleza, cultura e lazer. Projetado para preservar a fauna e flora, proporciona um passeio em um ambiente agradável e tranquilo, em contato com a natureza. Um verdadeiro paraíso dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possui um alambique e restaurante com o melhor da comida mineira tradicional. Quer saber mais? Acesse o site oficial aqui com todas as informações ao turista.

Ingredientes:
1 lombo grande
10 dentes inteiros de alho

Molho vinha d’alho:
500 ml de cachaça, 4 galhos de alecrim fresco, 1 colher (de sopa) de pimenta-do-reino preta, em pó, 1 molho de salsa, 1 colher (de sopa, cheia) de alho batido, 1 colher (de sopa, cheia) de sal, 1 xícara (de chá, cheia) de vinho branco, 2 folhas de louro, 1 colher (de sopa, cheia) de tempero em pó, 1 colher (de sopa, cheia) de colorau, meia xícara de azeite, 2 cebolas partidas em quatro, 1 colher (de café) de molho de pimenta, meia xícara de água

Molho de cachaça:
3 colheres (sopa) de manteiga, 1 cebola grande batidinha, 1 colher (sopa) de alho batido, meio litro de caldo do cozimento do lombo, 3 colheres de farinha de trigo, meio litro de cachaça

Modo de fazer o lombo: Fazer alguns furos no lombo, com um garfo de dois dentes. Fazer furos maiores, com uma faca, e colocar nos buracos os dentes de alho. Fazer um amarrado com a salsa, o louro e o alecrim e colocar numa bacia, com todos os temperos da vinha d’alho. Colocar o lombo de molho nessa mistura de um dia para o outro, virando-o sempre para que o tempero entranhe. Untar um tabuleiro com manteiga, colocar um pouco do caldo, as cebolas e, por cima, o lombo. Regar com todo o molho, retirando antes o amarrado de salsa, louro e alecrim. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente (200 graus) por uma hora. Retirar do forno, virar o lombo, regar com o molho, cobrir novamente com papel alumínio e deixar por mais uma hora. Retirar o papel alumínio, virar o lombo e deixá-lo no forno por mais duas horas (ou até que, furando, não saia mais sangue), regando sempre com o caldo. É importante não deixar o caldo secar, pois é com ele (coado) que será feito o molho. Se for preciso, coloque mais água no tabuleiro. Quando o lombo estiver assado, retire-o do forno. Espere esfriar para colocá-lo na geladeira, enrolado em papel filme. Coe o caldo do tabuleiro e reserve.

Modo de fazer o Molho de cachaça: Dourar a cebola, o alho e a manteiga numa panela. Juntar a cachaça e deixar evaporar. Colocar a farinha de trigo e mexer bem. Acrescentar o caldo do cozimento e deixar ferver até engrossar. Fatiar o lombo bem fino e arrumar em uma travessa. Regar com o molho.
(Receita do Parque Ecológico Vale Verde - Betim) Fonte

quarta-feira, agosto 22, 2012

Decoração para Massas de Tortas

                                     Le delizie di Roberta

    Foto: Panelaterapia

    Foto: Madames na Cozinha