Provavelmente a primeira coisa que vem à mente quando alguém menciona que uma receita leva gelatina, dá uma insegurança quanto ao preparo ou a quantidade ideal. Agora mesmo, estava preparando uma mousse de coco e quando vi, não tinha gelatina em pó. Sem problemas, usei a de folhas mesmo! E dá certo, gente, não tenham medo...
Aproveitando, já completo esse assunto com algumas dicas simples, mas que fazem a diferença final a receita:
•A embalagem fechada de gelatina tem um bom prazo de validade, desde que armazenada em um lugar fresco e seco.
• Mantenha os pratos de gelatina refrigerados até a hora de servir para manter seu estado gelatinoso.
• Não adicione frutas frescas ou congeladas à gelatina. As frutas tipo abacaxis, figos , kiwis , goiabas, contêm uma enzima que quebra o efeito da gelatina, fazendo-a perder suas propriedades de espessamento. O ideal é cozinhar a fruta em calda primeiro, para depois empregar na receita.
• Para evitar aglomeração, a gelatina sem sabor tanto a em pó como a de folhas, deve ser misturada com um pouco de água fria primeiro por 3 a 5 minutos para umedecer e separam antes de adicionar água quente.
Eu faço assim: para cada embalagem de gelatina, coloco 5 colheres de água fria em um recipiente. Deixo ali em descanso por uns 5 minutos. Depois, coloco mais 5 colheres de sopa de água e levo ao microondas por 10 segundos, só para amornar. Retiro e misturo bem. Pronto, está dissolvida e já pode ser utilizada.
• As embalagens são compatíveis para sobremesas de 500 ml. de líquido. Porém, vai aí uma dica: ao preparar gelatina em folha, pique bem pequenininho antes de usar a água, que vai dissolver por igual.
• Açúcar demais pode inibir a gelatinização.
• A firmeza varia na proporção de água para a gelatina e a temperatura. O ideal é seguir as instruções da receita ou da embalagem.
• Gelatina leva o dobro do tempo para dissolver quando usado direto com creme ou leite. Prefiro dissolver à parte em água e depois acrescentar ao creme de leite.
• Para gelatina desenformar facilmente, basta lavar a forma com água fria antes de despejar. Uma boa dica para desenformar é mergulhar a forma em água morna (não quente) para a profundidade da gelatina para 5 a 10 segundos, solte as bordas com uma faca ou espátula, e desenforme. Retorne à geladeira por 20 minutos para refirmar. Ou então, no caso de mousses salgadas, pode-se untar com um pouco de óleo.
• Não deixe ferver a gelatina por completo ou corre o risco de perder suas propriedades de espessamento .