Google+ Followers

04/02/2018

Bolo de Café com Baba de Moça



Domingo à tarde com uma chuvinha caindo lá fora... Hummm, deu  vontade de comer esse bolo que é bem gostoso!

Ingredientes do bolo:
4 ovos
¾ xícara de óleo
1 ½ xícaras (de chá) de açúcar refinado
1 xícara (de chá) de chocolate em pó
1 xícara (de chá) de leite morno (morno não quente)
2 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de café instantâneo (Nescafé)
1 colher (de sopa) de fermento em pó

Modo de fazer o bolo:
Pré-aqueça o forno em 180 graus
Peneire em uma bacia a farinha de trigo e fermento e reserve.
Coloque o restante dos ingredientes no liquidificador, depois acrescente a mistura do liquidificador na bacia que está o trigo e o fermento peneirado, misture bem com um batedor ou colher de pau.

Dica: ao colocar o Nescafé,  meça a colher de sobremesa de acordo com seu gosto: mais rasa, se quiser mais suave ou mais cheia, se quiser que o gosto do café apareça mais...

Depois de bem misturado, coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, leve para assar em forno preaquecido ate dourar. Espere esfriar, desenforme e depois divida o bolo em duas partes para colocar o recheio:

BABA DE MOÇA:
Ingredientes
8 gemas
1 ⅓ de xícara (chá) de açúcar
150 ml. de água
200 ml de leite de coco

Modo de Preparo:
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema (se um estiver estragado você não perde a receita!). Coloque as gemas numa tigela e reserve as claras em outra - as claras não serão utilizadas nesta receita, você pode armazenar na geladeira para outra receita. 
Sobre uma tigela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira e reserve as gemas na tigela. 

Numa panela pequena, dissolva a água com o açúcar. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante a colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e deixe esfriar por 5 minutos. 
Misture o leite de coco à calda. Junte as gemas, misture bem e volte a panela ao fogo baixo. Mexa com uma colher de pau, por cerca de 8 minutos ou até engrossar - ao esfriar o creme engrossa bastante, ele deve sair da panela na consistência de mingau.  Despeje numa tigela, cubra com filme plástico - isto evita a formação de uma película endurecida. Deixe na geladeira por 30 minutos. Recheie o bolo, coloque a outra metade do bolo e cubra:

Ingredientes da Cobertura
200 gr. de creme de leite fresco ou de caixinha
3 colheres sopa de achocolatado em pó (ou à gosto)
2 colheres de sopa/rasa de açúcar refinado
1/4 xícara chá de leite frio
1 colher rasa sopa de Maizena
1 colher sopa de manteiga

Dissolva a Maizena no leite frio e reserve. Coloque em uma panela o açúcar, o creme de leite, o achocolatado e a manteiga e leve ao fogo médio mexendo sempre. Quando levantar fervura coloque metade do amido de milho dissolvido no leite, abaixe o fogo e mexa sempre até que comece a engrossar. Caso fique muito líquido adicione o restante do amido. O ponto deve ser de um brigadeiro bem mole porém consistente, porque ainda vai engrossar quando esfriar.

Quando atingir o ponto retire do fogo e coloque a panela sobre uma assadeira com gelo e bata o creme até que fique quase frio, mais grosso e bem brilhante. Despeje a cobertura em cima do bolo morno e leve a geladeira antes de cortar para a cobertura firmar sobre o bolo. Corte e sirva.
Se quiser pode colocar por cima umas raspinhas de chocolate para decorar ou grãozinhos de café inteiros! 

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário: