18/08/2019

Torta Holandesa com biscoito Calipso


Essa torta é um sucesso aonde quer que você vá: nos restaurantes, nas festinhas ou em casa mesmo. Não tem como não amar! É uma mistura  crocante, cremosa e muito saborosa!

Ingredientes do Creme:  
1 lata de leite condensado 
2 latas de creme de leite sem soro: (1 e 1/2 para o creme e 1/2 para cobertura de ganache)
2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor 
¼ xícara (chá) de água  para derreter a gelatina
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (= 3/4 do pacote) 
1 colher (chá) de essência de baunilha 

Modo de fazer:  Coloque em uma panela o leite condensado e a lata de creme de leite. Em outra vasilha coloque a gelatina em pó e a água. Mexa com um garfo. Em seguida coloque a gelatina hidratada na panela. Leve ao fogo mexendo sempre até virar um creme bem grosso que lembre um brigadeiro. Coloque em uma vasilha e leve à geladeira por 1 hora, ou até que fique bem frio. 

Coloque na vasilha da batedeira 1/2 lata de creme de leite sem soro, a manteiga sem sal e a essência de baunilha. Bata por 8 minutos, até crescer, ficar fofinho e clarinho. Retire o creme da geladeira e acrescente na vasilha da batedeira sobre o que acabou de ser batido. Bata por mais 1 minuto. Reserve. 

* Outra opção do creme branco:
200 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar refinado
50 g de leite em pó
2 latas de creme de leite sem soro
1 colher de chá de essência de Baunilha

Creme: Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar refinado e o leite em pó, até ficar cremoso. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite gelado e sem o soro, depois acrescente o Aroma de Baunilha. Misture delicadamente. Unte um aro com óleo e coloque um disco de isopor. Sobre o isopor, forre com o biscoito tipo maisena. Em seguida, coloque o creme e leve à geladeira até ficar firme.

Ganache 
Ingredientes: 
200g de chocolate ao leite picado 
1/2 lata de creme de leite sem soro 
1 colher (sopa) de azeite de oliva (para dar brilho) 
1 colher (sopa) de açúcar refinado 

Modo de fazer: 
Derreta o chocolate em banho-maria ou se preferir leve ao microondas de 30 em 30 segundos, mexendo à cada vez, até derreter ou no banho-maria com água quente sem estar fervendo. Acrescente o azeite, o creme de leite, a essência de baunilha e o açúcar. Mexa e reserve. 

Para montar a Torta: 
1 pacote de biscoito Calipso para a lateral
1 pacote de biscoito Maizena para o fundo da torta

Montagem .
Moer o biscoito no liquidificador até ficar uma farofa. Despeje numa vasilha e misture com meia xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente.  Misture um pouco com as mãos e espalhe no fundo da forma, alisando com as mãos. Coloque sobre um prato um aro de 25 cm de diâmetro x 5 cm de altura 
(ou faça direto numa forma redonda removível). 

Coloque os biscoitos Calipso  na lateral do aro, com a parte do chocolate virada para o aro. Aperte um pouco cada biscoito para grudar levemente no aro.  Despeje o creme branco sobre os biscoitos. Espalhe com uma colher ou espátula até ficar liso. Leve ao freezer, congelador ou geladeira até ficar durinho. 

Por último, aqueça a ganache (chocolate derretido) por 1 minuto no microondas e coloque sobre a torta gelada. Espalhe. Leve para gelar no freezer, congelador ou geladeira. – Retire o aro e sirva gelada ou super gelada.

Receita adaptada da Isamara Amâncio:


Nenhum comentário: