quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Rocambole de chocolate com Baba de Moça

 


Uma variação do tradicional rocambole de doce de leite, acabei de fazer essa delícia de sobremesa que todo mundo vai adorar!

Comece preparando o Recheio de Baba de Moça:

Ingredientes
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
8 gemas (a receita original pede 8 gemas, mas fiz com 6 porque prefiro mais suave)
1 vidro (200 ml.) de leite de coco
1 colher de sobremesa de manteiga
Opcional: canela em pó à gosto


Modo de preparo
Leve ao fogo a água com o açúcar e mexa para dissolvê-lo. Ferva por 5 minutos.
A calda tem que ficar em ponto de bolha ( quando toda superfície da calda ferver e formar bolhas). Evite mexer o tempo todo a calda no fogo. Desligue e deixe esfriar. Para a baba de moça não talhar, acrescente 1 colher de chá de maizena dissolvida no leite de coco. Com a calda fria, junte as gemas passadas em uma peneira e a mistura do leite de coco. Cozinhe mexendo de vez em quando até começar a soltar do fundo da panela, mas que fique cremoso ainda. Desligue o fogo, junte a manteiga, mexa bem e deixe esfriar.

Dica: Se um dia for fazer a baba de moça para ser servida sozinha, como sobremesa, despeje em uma compoteira de vidro bem bonita e depois de pronta polvilhe um pouquinho de canela por cima.

 Enquanto isso, faça a massa do rocambole:
Ingredientes da massa:
6 gemas
6 claras batidas em neve
6 colheres de açúcar
7 colheres de sopa de farinha de trigo
3 a 4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colherinha (café) de fermento em pó
6 gotas de essência de baunilha




Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento, peneirando para tirar as bolinhas. Reserve. Pré-aqueça o forno, enquanto prepara a massa.

Na vasilha da batedeira, bata as claras em neve e junte as gemas, uma a uma. Acrescente o açúcar aos pouquinhos e continue a bater. Adicione lentamente a mistura de farinha às claras e gemas batidas, batendo um pouco mais. Unte uma assadeira retangular média, forre com papel manteiga e despeje a massa.

Asse em forno alto por mais ou menos 20 minutos, ou até assar completamente. Assim que estiver assado, vire em um pano de prato úmido, umedeça com um pouquinho de calda de açúcar ou refrigerante, mas pouquinho mesmo porque se encharcar, o rocambole vai quebrar. Recheie com a baba de moça já pronta e enrole firmemente do lado mais estreito. Deixe enrolado dentro do pano por uns 5 minutos, para pegar a forma bem arredondada. Enquanto o rocambole fica no pano de prato, faça a cobertura.


Cobertura de Brigadeiro:

1 Colher de sopa  de manteiga ou margarina
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa/rasa de chocolate em pó

Modo de preparo
Aqueça a panela em fogo médio. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga. Logo após despeje todo o leite condensado junto a manteiga. Em seguida acrescente o chocolate em pó e mexa sem parar até desgrudar da panela. Desligue o fogo, deixe amornar e cubra o rocambole. Para enfeitar, coloque raspas de chocolate ou chocolate granulado.  Levar à geladeira.
Dica: Faço o brigadeiro no microondas, em uma vasilha média,  redonda e funda. Misturo os ingredientes e coloco em temperatura normal. Deixo 3 minutos, retiro do microondas, misturo bem e volto para o microondas por mais 2 minutos. Fica ótimo, lisinho e prático!