sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bem Casado no Pote


O tradicional bolinho Bem Casado de festas de casamentos, agora também pode ser feito em casa para ser servido em potinhos. Antes de começar a preparar o bem-casado, lave bem os potinhos, inclusive as tampas. Varie os sabores, pois a graça do bolo servido em potinhos é o apelo visual da transparência do vidro.

Ingredientes
8 ovos separados: gemas e claras
10 colheres (sopa) de açúcar peneirada (ou 130g)
13 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada (ou 260g)
1 colher (chá) rasa de fermento
Raspas de 2 limões
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 lata de creme de leite
Suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Fazer:

Preparo:
Coloque a lata de leite condensado para cozinhar (fechada) em uma panela grande com água por duas horas. Só abra a lata quando estiver fria!

Forre duas formas retangulares, de 40 por 38 centímetros, com papel-manteiga.
Em uma batedeira, bata as claras em neve em ponto bem firme com uma pitada de sal, acrescentando as gemas em seguida e batendo bastante. Acrescente o açúcar e bata mais. Desligue a batedeira e incorpore a farinha de trigo e as raspas de limão manualmente, incorporando levemente. Mexa sempre de baixo para cima para não perder o ar da massa. Por último, coloque o fermento e mexa com cuidado.

Divida a massa nas duas formas e leve ao forno a 180°C por, aproximadamente, dez minutos, ou até que a massa esteja cozida. Para ter certeza do ponto, é só fazer o teste do palito. Em uma panela, coloque o leite condensado cozido, duas gemas e o creme de leite. Mexa sempre até dar uma consistência de recheio.

Faça uma calda com o suco de limão e o açúcar de confeiteiro.
Com um cortador redondo, levemente maior que o diâmetro do seu pote, corte os círculos de bolo.
Coloque o primeiro círculo dentro do pote, pincele com um pouco da calda de limão e acrescente o doce de leite. Coloque outro círculo de bolo e amasse um pouco o doce de leite para que ele fique bem aparente nas bordas da jarra ou do pote. Repita essa operação até terminar. Para dar o acabamento final, salpique açúcar de confeiteiro.

Como fazer o coração por cima do bolo:
Coloque um papel recortado em formato de coração para dar um efeito interessante na hora de salpicar o açúcar. Retire o papel com cuidado, após polvilhar.

Dica de Juliana Delgado para preparar a receita:
É possível fazer a receita em um pote menor, pois rende bem mais.
Também dá para usar aqueles potinhos de comidinhas de bebê. ""Fica lindo!"". Se quiser dar um ar mais caseiro, cubra a tampa com um paninho.
Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bem-casado-no-potinho-anote-o-passo-a-passo.htm