Google+ Followers

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Peixada de Pirapora

     Foto:Ayoola.com.br

A combinação Rio São Francisco + Barco a vapor Benjamim Guimarães, a moqueca de peixe e os artesanatos pode ser encontrada apenas em um lugar do mundo: Pirapora, na Região Norte de Minas Gerais. A cidade fica a 347 km de Belo Horizonte e tem mais charme e beleza por causa da curvas do Velho Chico, apelido carinhoso dado ao Rio São Francisco, que corta a cidade.

Ingredientes:

6 postas de surubim ou dourado, de mais ou menos 250 gr. cada
suco de 1 limão grande
4 colheres de sopa de azeite de oliva ou dendê
2 colheres de coentro picado
1 colher de sopa de alho picado
1/2 colher de sopa/rasa de açafrão em pó
1 cebola grande picada
3 tomates com casca, picados
4 colheres de sopa de salsinha picada
1/2 pimentão vermelho picado em rodelas
1/2 pimentão verde picado em rodelas
1 garrafinha de leite de coco (210 ml.)
sal e pimenta a gosto


Modo de fazer:
Aqueça bem a panela de barro, se possível antes de começar o cozimento. Tempere o peixe com sal e limão e deixe-o marinando por aproximadamente 10 minutos. Na panela de barro quente, doure o alho no azeite. Junte o açafrão e misture bem. Acrescente a cebola e deixe dourar, depois os tomates e a salsinha, os pimentões e o coentro.

Depois de bem refogado,coloque o peixe com o caldo de limão e despeje o leite de coco. Acerte o sal e pimenta e tampe a panela. À medida que for cozinhando, se necessário vá pingando um pouco de água. Vire 1 vez as postas de peixe, durante o cozimento (mais ou menos uns 15 minutos).


Para o Pirão:
No final do cozimento, retire um pouco do caldo e passe-o para outra panela. Em fogo baixo, vá despejando farinha de mandioca aos poucos no caldo, mexendo sempre até formar um pirão. Sirva a moqueca em separado do pirão. Acompanhe com arroz branco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: