18/01/2019

Como untar as assadeiras ou formas de bolo?


A pergunta é? Como untar as assadeiras ou formas de bolo? Inteira? Só o fundo? Colocar Papel? Usar Desmoldante? Passar a manteiga com a mão ou com pincel? Qual a melhor maneira de fazer isso?

Sabe quando você vai fazer aquele bolo da vovó nas assadeiras que o bolo fica com buraco no meio? E o Bolo solta, mas o fundo do bolo fica grudado na assadeira? Então!!! O ideal é untar a assadeira com bastante manteiga ou qualquer tipo de gordura pastosa. Além disso eu pego uma quantidade generosa e passo com a mão. Isto porque papel ou pincel deixam uma camada muito fina, e isto pode fazer o seu bolo grudar principalmente no fundo da assadeira. Depois de untar eu polvilho farinha, fubá, cacau em pó, enfim qualquer ingrediente seco que não tenha açúcar.

Usar pincel é muito prático, assim como muitas vezes usamos também o guardanapo de papel. Só que com pincel ou papel untamos com menos quantidade de gordura. Por isso é mais indicado para algumas preparações com massas mais sequinhas, tipo tortinhas de maçã, biscoitos, cookies, panquecas e bolos amanteigados.

Outra opção maravilhosa é colocar papel manteiga no fundo da assadeira. Você pode cortar no tamanho da assadeira ou pode já comprar cortado. Serve papel toalha também. Da mesma maneira você pode untar só o fundo da assadeira com gordura e o ingrediente seco da sua escolha. Deste jeito o Bolo vai ficar grudado nas laterais da assadeira, o que é ótimo, pois ele não encolhe. Depois que esfriar um pouco passe uma faquinha nas laterais e desenforme.

Além disso temos os Desmoldantes a base de óleos vegetais. São ótimos pela praticidade, rapidez e também pela facilidade de untar formas pequenas, como por exemplo de Pão de Mel que dariam muito mais trabalho untando uma a uma. E você? Tem alguma outra forma de fazer isso?

Super dica da Isamara Amâncio

Nenhum comentário: