quarta-feira, março 16, 2022

Bolo piscina (vulcão) de cenoura e brigadeiro


Vocês já devem estar se perguntando a diferença entre o vulcão e o piscina: é a maneira como a massa é montada. O primeiro é feito na forma de pudim, a cobertura cobre o furo central e "vaza" pelas laterais. Já o segundo é montado na forma ballerine, e o brigadeiro cobre o intencional desnível dela. É possível optar pela massa do bolo de cenoura, baunilha, chocolate, indiano, churros etc. Fica ao seu gosto!. O recheio aqui é de brigadeiro, mas também pode ser de sabores variados, como belga, Ninho, Nutella, coco, moça cremoso e doce de leite.

A forma ballerine parece "uma vasilha de cachorro", as laterais inclinadas e o centro é "rebaixado", para colocar a cobertura depois de desenformado. É bem fácil de encontrar em lojas de utilidades domésticas ou em sites na internet.





Então com as devidas explicações já feitas, vamos à essa deliciosa receita:
(Fonte: Dona Ana Carvalho)

Ingredientes:

4 cenouras médias
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras de açúcar refinado
1 e 1/2 xícara de óleo
1 xícara de maizena
1 colher de sopa de fermento em pó (Royal)

Modo de Fazer:

Ralar as cenouras. Colocar no liquidificador junto com as gemas e o óleo até ficar um creme liso. Despeje esse creme numa tigela e acrescente a farinha de trigo, a maizena, o açúcar e bata bem. Por último, acrescente delicadamente as claras em neve e o fermento. Não se esqueça de untar bem antes! Despeje na Forma Ballerine grande: Medidas:25cm Diâmetro fundo 27cm Diâmetro boca e 7cm Altura. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos. Deixe esfriar para então só depois de frio desenformar.

Para a cobertura:
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de manteiga
1 lata de leite condensado de 395 grs.
1 caixinha de creme de leite
 
Coloque o leite condensado na panela e adicione a manteiga e o chocolate em pó, dissolvendo completamente. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre até obter uma mistura bem cremosa. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Despeje o a cobertura ainda quente sobre o bolo já desenformado. Enfeite com chocolate granulado ou bolinhas de brigadeiro.



Nenhum comentário: