sábado, dezembro 04, 2021

Pão dos Imigrantes


Minas Gerais recebeu os imigrantes italianos no séc. XIX, destinados às fazendas do sul de Minas, para lidarem com a lavoura. Ao contrário do que sucedeu no resto do País, onde predominou o imigrante miserável e analfabeto, o italiano que chegava em MG era melhor instruído e mais rico. O italiano permanecia alguns anos no campo e depois migrava para os centros urbanos, como Belo Horizonte e Juiz de Fora, em busca de melhores condições. (Fonte: IBGE).

Dentre outras iguarias adotadas nas cozinhas mineiras, molhos e massas, os pães ganharam destaque. Veja a receita deste Pão dos Imigrantes:

Massa
50 g de fermento biológico
1 colher (chá) de açúcar
1 copo de leite ou água morna
1 colher (sopa) de margarina
sal e farinha (o quanto baste)

Recheio
4 tomates cortados em fatias finas
100 g de presunto fatiado fino
100 g de mussarela picada
100 g de peperoni fatiado

Modo de Fazer:
Para o preparo da massa, ponha o fermento com o leite morno (ou a água) e o açúcar para crescer numa vasilha coberta. Crescido o fermento, acrescente o resto dos ingredientes, amasse e vá adicionando farinha até a massa despregar da mão. Deixe crescer um pouco.


                              

Para o recheio, tempere os tomates com o azeite de oliva, o sal, o orégano e um pouco de vinagre.
Divida a massa em 3 pedaços. Abrir com rolo os pedaços da massa e espalhe, em cada um deles, um pouco dos tomates temperados, uma camada de presunto, peperoni e outra de mussarela. Enrole os pedaços de massa como um rocambole. Pincele-os de gema e margarina e asse em forno quente. Quando for servir, fatiar e de regar com azeite.

                              
                                   Fotos: Steven Valenti

Nenhum comentário: