terça-feira, junho 15, 2021

Como congelar fermento biológico fresco

    
O fermento fresco não dura muito. Se você não estiver usando diariamente, a maior parte do pacote que você compra vai para o lixo. E se você pudesse congelar o fermento fresco?

Você compra um pacote de fermento, usa uma parte na receita e coloca o restante na geladeira.  Então, o resto fica com uma aparência esquisita de marrom acinzentado e estraga dentro de uma semana. É um desperdício, não é?

É por isso que decidi testar o congelamento das sobras de fermento fresco.  E sabemos que essas “sobras” dariam para fazer em um outro dia mais pães, roscas e biscoitos.

Por isso fiz algumas pesquisas antes de postar no blog, para ter certeza que dá certo. Basicamente, quero saber se ao juntar os ingredientes, a receita  não vai parar no lixo devido ao fermento não está bom. E deu super certo, fiz massa de pizza hoje com fermento que foi congelado e ficou ótima! Sim, isso é possível!

Então vamos lá:

Para congelar o fermento fresco, pense em como vai usar o fermento após o descongelamento, para saber o tamanho e quantidade  certa que cada pacotinho deva ter para as porções. Eu coloquei mais ou menos uma colher de sopa, que dá umas 15 gramas. É a quantidade mínima para massa de pizza, por exemplo. Então se for fazer uma quantidade maior de massa de pizza, rosca ou pão, descongele 2 pacotinhos. O importante é separar pedaços do mesmo tamanho.

Aqui está o que você deve fazer:


1 - Desembrulhe o pacote e divida em porções.

2 - Embrulhe cada pedaço em papel alumínio ou filme plástico. Certifique-se de que estão bem embrulhados, para que o fermento não resseque.

3 - Coloque todas as fatias embrulhadas em um saco para freezer ou recipiente hermético. Se estiver usando um saco, esprema o ar antes de lacrá-lo.

4 – Depois é só guardar no freezer.

Como descongelar o fermento

Para obter resultados consistentes, você deve sempre descongelar o fermento fresco da mesma maneira. Tive sucesso com o seguinte método:

Descongele a porção na geladeira por cerca de 12 horas. Isso é tempo suficiente para o segmento descongelar totalmente. Normalmente coloco o pedaço de fermento na porta geladeira na noite anterior, tirando do freezer e passando para baixo.

Retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. 

Agora o fermento está pronto para ser usado em qualquer receita que você precisar.

Um dica: Se você esqueceu de descongelar o pedaço ontem e precisa dele agora, você pode tentar esfarelá-lo em um prato. Vai descongelar rapidinho!

Conclusão: congelar fermento fresco funciona muito bem e é uma boa opção se você quiser armazená-lo por um longo prazo. Você pode deixá-lo lá por pelo menos 3 meses. Espero ter ajudado.

Adptado Marcin Skrzypiec

 

Nenhum comentário: