sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Filé à Parmegiana



Ingredientes para 4 pessoas:

6 bifes de filé mignon de bom tamanho 
    *Dica: pode ser feito também com filé de peito de frango, alcatra ou coxão mole
2  colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picado
1/2 de cebola picada
200 gramas de mussarela
1 embalagem de polpa de tomates pronto de boa qualidade (ou faça o seu próprio molho)
1/2 pacotinho de queijo parmesão
1 colher de sobremesa de molho de carne líquido ou ½ cubo de caldo de carne
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo (ou o quanto baste)
2 xícaras de farinha de rosca
óleo para a fritura
sal e pimenta-do-reino
Orégano

Modo de preparo:

Bater os bifes, para nivelar (não precisa bater demais) até que estejam com 1 cm. de espessura. Temperar com sal e pimenta-do-reino, acrescentar o caldo de carne e misturar bem.  Reserve.

Se preferir fazer o seu molho caseiro:
Preparar o molho refogando a cebola e o alho no azeite de oliva até que a cebola esteja transparente. Colocar a polpa de tomates e o orégano e cozinhar até dar ponto, cerca de 10 minutos. Passar o molho por uma peneira e reservar (ou bater em liquidificador, mas cuidado ao bater líquidos quentes). Bater levemente oa ovos com 1 colher (sopa) de água, com uma pitada de sal e pimenta do reino. Passar cada filé pela farinha de trigo e retirar o excesso (dar uns 'tapinhas'), passar pelos ovos e finalmente pela farinha de rosca, apertando com as mãos para a farinha aderir. 

Em uma frigideira, coloque um pouco óleo em uma frigideira, espere aquecer e frite osbifes. Escorrer em papel absorvente. Colocar um pouco do molho no fundo de um refratário. Colocar os filés sobre o molho e em seguida cobrir com o molho restante. Cobrir com as fatias de mussarela e salpicar com o parmesão. Levar ao forno para gratinar e o queijo derreter. Sirva bem quente, acompanhado de arroz branco e purê de batatas.