sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Mini Rocamboles de Pão de Forma

    Foto: arteesabordeminas.blogspot.com

Esses rocamboles são uma opção fácil para quem não tem muita experiência na cozinha e vai receber visitas em casa. Pode ser com muitos sabores, criando à vontade e do seu jeito. Passo aqui alguns ingredientes que prefiro, pois como o pão de forma tem 5 ou 6 camadas, pode ser feito de vários sabores. Mas a base é uma só:  pão de forma, uma camada de patê, alface, 1 tipo de frio fatiado (ou frango desfiado), 1 camada de maionese e enrolar no filme plástico. A seguir, descrevo os ingredientes já com algumas opções de variação:
Ingredientes:
1 pacotes de pão de forma sem casca e de comprido (para torta)
1 xícara de cream cheese, ou maionese, ou creme rosê
1 xícara de patê: pode ser de ervas finas, azeitona preta, etc.
200 g de  algum tipo de frios: salaminho, lombinho canadense, peito de peru, presunto, etc.
300g de queijo prato ou mussarela (ou ainda metade de cada um)
1 maço de alface ou rúcula

     Foto: Daiane Fogaça Pereira

Modo de Fazer:
Com um rolo de pastel, estique as fatias de pão de forma até que elas fiquem bem finas. Espalhe sobre a fatia um pouco do patê de azeitonas, uma camada de salame, uma camada de queijo prato, outra camada de salame e alface. Deixe 2 dedos do pão sem recheio para a hora de enrolar. Faça, então, um rocambole, enrolando bem apertado, terminando no lado que ficou sem recheio. Envolva o rolinho com plástico filme bem apertado. Repita essa operação até os pães acabarem.
Para o de lombinho, fiz a mesma coisa substituindo o patê de azeitona pelo de ervas, o salame pelo lombinho e o queijo prato pela mussarela.


Leve todos os rolinhos embrulhadinhos para a geladeira. Quando estiver próximo a hora de servir, tire um rolinho de cada vez, desembrulhe-o e com uma faca bem afiada, corte os rolinhos, como se fossem sushis. Aí vai do seu gosto. Como eu ia servir uma quantidade razoável de pessoas, achei melhor fazer as lâminas bem finas, mas não há problema em cortá-las mais espessas. (adaptado de Chef Liloca)

4 comentários:

mgracas29@gmail.com disse...

Show de bola!

Unknown disse...

Olá Margô! Me salvou com sua receita de mini rocamboles de pão de forma. Precisava levar um salgado que fosse fácil e rápido para um chá de panela com bastante pessoas, veio a calhar. É diferente dos mais comuns, rentável não custa caro, e bem rápido. Vou levar num prato grande como o seu de bolo só que com pé, vai ficar lindo e diferente dos demais, bem colorido para chamar a atenção. Beijinhos, obrigada!
Carmem

Unknown disse...

Espero que dê certo vou fazer sábado para uma festa ..

Unknown disse...

Prático,muito gostoso,nota 10