Google+ Followers

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bolo de Laranja com Chocolate

    Foto: twolazygourmets.com

Ingredientes:
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga
4 gemas
2 xícaras de açúcar
1 copo de suco de laranja (250 ml.)
raspas de 1 laranja
3 xícaras de farinha de trigo
4 claras batidas em neve
1 colher de sobremesa de Pó Royal.

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 295 º C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma com furo no meio de tamanho grande. Na batedeira, coloque a manteiga com o açúcar, adicionando depois as gemas e bater até clarear. Depois, vá colocando o suco aos poucos. Colocar as xícaras de farinha, uma a uma e bater bem. Logo após, a raspa de laranja, as claras em neve que estavam reservadas e por último o Pó Royal. Assar em formo quente. Despeje a massa na forma untada e asse por 30 a 40 minutos, até que o topo esteja dourado e um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar completamente.

Cobertura de Ganache:
Derreta 250 grs. de chocolate ao leite em banho-maria. Quando estiver bem liso, acrescente 1 xícara de creme de leite sem soro (dê preferência para o de lata para a cremosidade ficar melhor). Misture bem, até a cobertura ficar lisinha.


Dica: por preferir usar o chocolate ao leite, pode ser que o ganache fique num tom marrom claro. É só acrescentar um pouco de chocolate em pó puro, para dar a cor mais escura. Se fizer com o chocolate amargo, não precisa acrescentar mais nada.

Quando o bolo estiver completamente frio, transfira para um prato grande de bolo. Passe uma camada mais fina da cobertura de chocolate (reserve o resto que sobrar) e deixe descansar na geladeira por 30 minutos, para firmar.


Retire da geladeira e despeje em fio, com o auxílio de uma colher, o resto do chocolate derretido, de modo que fique parecendo uns fios de barbante sobre a cobertura. Sirva em temperatura ambiente. Pode ser conservado em geladeira.

2 comentários:

  1. Margarete, amo bolo de laranja, tenho várias receitas, esse ficou divino!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yolanda! Também gosto muito dessa receita...

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: