sábado, fevereiro 02, 2013

Descubra a origem da Caipirinha e prepare a sua!

    Foto: terra.com.br

No início do século XX, precisamente em 1918, a mistura de cachaça, limão, mel e alho era consumida no Brasil para amenizar os efeitos da Gripe Espanhola. O limão era utilizado na receita por conta de sua Vitamina C e o álcool era aplicado para acelerar os efeitos terapêuticos do medicamento.

Naquela época, muitas das cachaças eram produzidas no interior do Brasil. Foi então que aquele tal remédio caseiro recebeu seu simpático nome. O “caipirinha” era usado em alusão à origem de um dos ingredientes mais marcantes, a aguardente de cana. A bebida foi então abraçada pelos intelectuais modernistas como um símbolo da cultura gastronômica nacional. Finalmente o Brasil tinha um drinque para chamar de seu. (Fonte: Globo.com)

Antes de fazer, leia essas dicas para a caipirinha perfeita:
  • Use cachaça branca: a versão envelhecida da bebida adquire notas de sabor da madeira em que é fermentada, depurando a pureza da caipirinha.
  • Corte o limão no exato momento do preparo. Se a fruta for separada com antecedência, pode oxidar e afetar o drink.
  • Não tire a casca do limão: é justamente nessa parte que ficam seus óleos essenciais, responsáveis por dar uma camada súbita de sabor à bebida. Então, é só macerar levemente.
  • Não se preocupe com o miolo do limão: assim como a casca e a polpa, essa parte é composta por pectina, substância que não contamina o gosto da bebida.

Caipirinha Tradicional ( para 1 copo):

1 limão taiti com casca e lavado
2 (sopa) colheres de açúcar
50 ml de cachaça branca
5 cubos de gelo

Corte o limão ao meio e tire o miolo com uma faca.Corte em fatias finas e coloque num copo (pequeno). Acrescente o açúcar e macere com o amassador. Adicione o gelo e a cachaça. Misture de baixo para cima e sirva.


Outros sabores da Caipirinha de frutas: Tangerina, carambola, morango, uva, maracujá, abacaxi, jabuticaba, frutas amarelas,  etc.


Conheça a receita de Caipivodka de limão com água de 
coco e picolé




Ingredientes:
20 ml de vodca
¼ de limão
150 ml de água de coco
1 picolé de limão
gelo

Modo de preparo:
Em um copo, aperte o limão com a ajuda de um socador. Acrescente a água de coco, a vodca e misture. Mergulhe o picolé de limão e duas pedras de gelo e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: