Google+ Followers

sábado, 1 de junho de 2013

Mini Bolinhos de Orvalho com Gotas de Chocolate

      Fotos: howsweeteats.com

Esse bolinho com gotas de chocolate e sorvete é uma ótima sugestão para sobremesas ou lanche e fica pronto rapidinho!

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de Pó Royal
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 ovo grande ou 2 pequenos
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo (de chocolate picado)
sorvete de baunilha ou chantily para servir

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno. Em uma tigela pequena, misture a farinha e fermento. Em uma batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Adicione o açúcar e bata até clarear, cerca de 2 minutos. Adicione o extrato de baunilha e ovo, e bata por 1 minuto. Adicione metade da mistura de farinha e bata em velocidade baixa apenas até que os ingredientes secos são totalmente incorporada. Repita com a mistura de farinha restante. Usando uma colher de pau, misture as gotinhas de chocolate na massa, previamente passadas em farinha de trigo para não afundar. (a consistência da massa fica mais pastosa).


Divida a massa uniformemente entre 6 ramekins (forminhas de porcelana) untados com manteiga, colocando 2/3 da massa crua.  Use uma espátula ou costas de uma colher para empurrar a massa para as bordas das forminhas e alisar de maneira uniforme. Coloque os ramekins  dentro de uma assadeira e leve ao forno moderado por 15 minutos, ou até corar. Se notar que a beirada está assando muito rápido, diminua a temperatura do forno, para o meio assar uniformemente. Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de servir, com ou sem a bola de sorvete por cima.


Dica: Ramekins demoram para esfriar,  então sirva em um guardanapo dobrado ou placa para proteger sua mesa, ou deixe esfriar por cerca de 10 minutos, até que fique morno antes de servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: