Google+ Followers

terça-feira, 18 de junho de 2013

Temperagem do Chocolate

          Foto: Moriá Fernanda

Há um tempo venho vendo algumas técnicas e receitas, que pedem um  chocolate temperado. Sempre me perguntam como fazer... É bem simples e hoje, encontrei no blog Panelaterapia um esquema de fotos que ficou ótimo para entender. Compartilho aqui o post da Tatiana, da época da páscoa:
"Páscoa chegando, muita gente pensando em fazer os seus chocolatinhos em casa, então vamos aprender a temperar o chocolate. A temperagem do chocolate é um processo necessário para que ele não derreta mais tarde. Eu confesso que não gosto de trabalhar com chocolate, faz uma sujeira absurda e é trabalhoso, mas é fácil. Basta seguir as etapas:

 Para temperar o chocolate você derrete 2/3 da quantidade necessária. Para isso, quebre a barra em pedaços ou raspe com uma faca e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo. Normalmente 1 minuto é suficiente, mas vai depender do seu microondas, da quantidade de chocolate, enfim, pode variar.
Chocolate todo derretido, sem nenhum pedacinho, agora é hora de usar aquele 1/3 que sobrou. Pique em pedaços o menor possível e jogue dentro do chocolate derretido. Mexa, mexa MUITO, até que todo o chocolate fique derretido. Parece que não vai derreter mas derrete (não é no microondas tá? É só mexendo mesmo, no "muque"). Coloque um pingo do chocolate no lábio inferior, se a sensação for de frio, está pronto para ser usado.
Tem uma outra maneira de temperar o chocolate que é jogando no mármore (ou pedra similar) depois de derretido, mas eu não dou conta de conviver com essa "chocolataiada" espalhada na pia... então eu faço esse método, que na minha opinião é mais simples e dá certinho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: