quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coxinhas de Frango com Catupiry


 (Foto: Daiana Hamerski)

Ingredientes:
Recheio:
2 peitos de frango desossados, limpos e picados em cubinhos, temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto (ou 2 colheres de chá de tempero caseiro)
1 dente de alho picadinho
2 colher (sopa) de salsinha picada
2 colher (sopa) de óleo de soja
3 a 4 colheres de sopa de Pomarolla (molho de tomates pronto)
1/2 cebola bem picada
2 xícaras de água para cozinhar o frango
Requeijão Catupiry

Refogue em uma panela de pressão com óleo, o peito de frango já temperado. Acrescente o alho, a cebola e pimenta adicione a água e o molho de tomates. Tampe a panela e quando começar a chiar, marcar por 15 minutos. Depois desse tempo, retire o frango com uma espumadeira e deixe esfriar. Desfiar em pedaços pequenos. Acerte o sal e junte a salsinha apenas no final. Peneirar o caldo do cozimento que sobrou na panela e reservar para o preparo da massa. 

Massa:
2 colheres de sopa  de manteiga
1 pitada de colorau
Com o caldo do cozimento + água para completar 500 ml. de líquido
1/2 tabletinho de caldo de galinha
3 xícaras (de 200 ml.) de farinha de trigo especial

Para empanar:
2 xícaras de farinha de rosca (mais ou menos)
3 ovos batidos ligeiramente
Óleo para fritar

Na mesma panela que cozinhou o frango, esquentar a manteiga e refogue o colorau com o caldo de galinha. Despeje o caldo com água reservado para ferver.  Quando borbulhar, acrescentar a farinha  de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente com uma colher de pau até a massa ficar bem cozida e firme, formando uma bola no fundo da panela. Prove a massa e se precisar, acerte o sal. Virar a massa em uma superfície untada, deixe amornar e amasse-a até ficar lisa. Reservar. Dica: quando for sovar a massa morna, passe margarina nas mãos, fica muito mais fácil!



Abrir um pouco da massa na palma da mão e, com o lado externo da colher, espalhar um pouco do catupiry. Acrescentar um pouquinho do recheio e fazer movimentos circulares com as mãos para fechar as extremidades e dar forma. Retire o excesso de massa da pontinha.

                                 

Empanar as coxinhas no ovo batido e depois na farinha de rosca. Numa panela própria para fritura, aquecer óleo suficiente para cobrir as coxinhas e fritar, poucas por vez, até ficarem douradas. Retirar, deixar escorrer em papel absorvente e servir.