segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Purê de Batatas Perfeito!


Quando comecei a cozinhar, segui o que me foi ensinado em casa e meu purê fica tão bom como o da minha mãe.  Tem gente que gosta de um purê bem fininho, então bate o leite com as batatas cozidas na batedeira de bolo. Eu  prefiro um purê com a consistência de “amassado” (não é empelotado, não!), que dá uma aderência gostosa...

Dessa forma, uso o bom e velho espremedor de batatas do tempo da vovó, fica muito melhor! Ele espreme a batata cozida através de um funil com furos,  para produzir batata amassada pronta para ser misturada com manteiga, leite e qualquer outra coisa que você gostaria de incluir (creme de leite, cheiro verde, ervas ou nada). 

Ingredientes
4 batatas (obter maiores porque são mais fáceis de descascar)
2 colheres de sopa de creme de leite sem soro
2 colheres de sopa de manteiga
1/3 xícara de leite integral  ou um pouco mais, se necessário
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de Fazer:
Descasque as batatas, cortadas em pedaços iguais. O seu objetivo é fazer com que os pedaços fiquem mais ou menos do mesmo tamanho, para cozinhar por igual.
Coloque as batatas em uma panela média e coloque  água o suficiente para cobrir.  Adicione 1 colher  de chá de sal na água.  Cozinhe as batatas até que você pode facilmente perfurá-las com uma faca. Elas devem estar totalmente macias, mas não caindo aos pedaços.



Após isso, passe as batatas cozidas ainda quentes no espremedor. Depois ligue o fogo, adicione a manteiga, o creme de leite e leite integral suficientes para ficar cremoso, mexendo com uma colher de pau. Mexa até que o purê  fique suave. Vá pingando leite  aos poucos, como desejado. Prove e tempere com sal e pimenta branca adicional. Sirva imediatamente.


Dicas: Assim que acabar de fazer e for servir, polvilhe um pouquinho de parmesão ralado, ou alho frito ou bacon frito por cima, fica uma delícia!