quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Bolo Recheado com Morango, Limão e Chocolate Branco


Achei essa receita no site Chocorango e fiquei com água na boca. Um bolo leve e gostoso!

*Xícara medidora de 240 ml.

Ingredientes:
6 ovos grandes
1/2 colher (chá) de cremor tártaro (opcional, serve para dar estabilidade aos ovos batidos)
3/4 de xícara de açúcar
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
50ml de manteiga derretida

Brigadeiro de Morango
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher rasa (sopa) de farinha de trigo
400g de morango fresco

Brigadeiro de Limão
1 lata de leite condensado
300ml de creme de leite
Raspa da casca de 2 limões
50ml de suco de limão

Cobertura de Chocolate Branco
160g de chocolate branco (de boa qualidade, tipo Garoto ou Nestlé)
1/2 xícara de creme de leite

Para regar
1 xícara de água
1 colher rasa (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha


Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe uma forma redonda de 22cm de diâmetro. Se ela tiver o fundo removível, não é necessário untar.

2. Na batedeira, bata os ovos com o cremor tártaro em velocidade máxima por cerca de 8 minutos até triplicar de volume. Junte o açúcar pouco a pouco, sempre batendo. À parte, peneire a farinha com o fermento e misture bem. ATENÇÃO! Este é o momento mais importante do preparo do bolo, esta etapa vai definir se seu bolo ficará levinho e macio, ou pesado e embatumado! Alternadamente, em velocidade mínima, acrescente pouco a pouco a farinha com o fermento e a manteiga derretida. Seja ágil, acrescente os ingredientes sem demora, mas não em quantidade suficiente para pesar na mistura e fazer baixar o volume dos ovos. Assim que terminar de adicionar, desligue imediatamente a batedeira e misture delicadamente com uma espátula de silicone, com movimentos de baixo para cima, só para certificar que não há farinha/manteiga sem estar incorporada à massa. Coloque a massa na forma separada e asse por 20-25 minutos, ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo. Não deixe a massa dourar completamente ou o bolo ficará seco. Deixe esfriar sobre uma grade.

3. Repita a operação, fazendo mais um bolo.

Brigadeiro de Morango
4. Leve em fogo baixo o leite condensado, apenas 200ml de creme de leite e a farinha. Sempre misturando com uma espátula de silicone, cozinhe até que consiga ver o fundo da panela, o brigadeiro deve estar bem cremoso. Deixe esfriar por 10 minutos.

5. Esmague cerca de 1/2 xícara do morango e misture ao brigadeiro, inclusive seu suco. Junte os 100ml de creme de leite restante e misture bem. Separe alguns morangos para decorar o bolo e o restante pique miúdo e junte ao brigadeiro.

Brigadeiro de Limão
6. Leve em fogo baixo o leite condensado, creme de leite e as raspas de limão. Sempre misturando com uma espátula de silicone, cozinhe até que consiga ver o fundo da panela, o brigadeiro deve estar bem cremoso. Deixe esfriar, e só então junte o suco de limão.

Cobertura de Chocolate Branco
7. Derreta o chocolate branco e misture com o creme de leite, que deve estar em temperatura ambiente para não empelotar o chocolate.

Montagem
8. Corte os dois bolos ao meio e regue cada parte com os ingredientes acima citados (água, açúcar e baunilha), previamente misturados. Espalhe o recheio de morango na primeira camada, cubra com uma metade de bolo, espalhe o brigadeiro de limão na segunda camada e cubra com uma outra camada de bolo. Por cima espalhe a cobertura de chocolate branco, decore com os morangos e leve para gelar.

Dicas: Eu acabei por 'desprezar' uma camada do bolo, mas se preferir, pode acrescentar mais uma camada ao bolo.
Para não correr o risco dos morangos caírem, espete alguns palitos para segurar os morangos do topo.

Rende: 16 porções pequenas.


3 comentários:

su disse...

Fiz este bolo, a massa fcou mais durinha, diminuiu o tamanho dos ovos batidos enquanto batia mesmo colocando aos poucos. Mas ficou lindo e gostoso, bem leve. Adorei a receita!

Anônimo disse...

Ahhh... fiz todo o procedimento, certinho, e a massa ficou meio dura... falhei em algum passo.

Margô Brandão disse...

Pode ser muitas coisas: forno frio, abrir o forno enquanto assa, pouco fermento ou manteiga gelada. Essa massa é bem simples, tipo um pão de ló. Se por exemplo, antes de estar completamente assada, você furar com garfo para ver se tá boa, o bolo pode "solar"!