domingo, abril 07, 2013

Como Fazer Rocambole Decorado Suíço


Há algum tempo, tenho visto esses "rocamboles estampados" em sites estrangeiros, que são feitos com um estêncil próprio que devem ser difíceis de encontrar aqui no Brasil. Mas achei  uma maneira mais caseira, no site Hunger Hunger, com um passo-a-passo bem divertido e um resultado final muito bonito. Reproduzo aqui do jeitinho que está no site:
Oi! Eu experimentei  fazer "rocambole decorado suíço", uma forma japonesa de decoração do bolo, que eu queria compartilhar isso com você imediatamente!  A vantagem de assar meus  próprios bolos é evitar os aditivos artificiais que os bolos comerciais sempre usam. Então, na minha pesquisa para a receita perfeita rolo suíço, me deparei com rolos decorados (eu prefiro chamá-los de 'rolos stêncil'. No Japão eles fazem stencils para este método de decorar) aqui (veja outros modelos decorados)e aqui (estêncil para comprar).  É preciso esforço e imaginação, mas você economizará tempo e custos de decoração. Experimente, é divertido! Coloque uma  uma pequena quantidade de massa colorida nos padrões de modelo que escolher,  em uma bandeja untada coberta com papel manteiga. Você pode então assar, pois o cozimento é bem rápido. Assei as cerejas durante 3 minutos e os caules de 1 minuto. A ideia é definir os projetos, de modo que eles não vão derreter e se fundir com a massa simples durante o cozimento. E sempre, sempre, verifique se o papel é pressionado na forma bem liso, sem bolhas de ar ou rugas. Depois das cerejas assadas, espalhe a massa branca restante uniformemente sobre as cerejas. Asse conforme necessário. Isso me lembra os rolos de sakura suíços . Deixe esfriar completamente rolo antes de encher com recheio. Eu usei chantilly (mais rápido) e geleia de amora feita por um amigo. Não ficou bonito?





Para quem quiser testar, achei esse vídeo no youtube ensinando a fazer o Deco Roll Cake. Não sei se fica saboroso... Mas vale a pena ver o passo a passo:


Recentemente, ví uma outra técnica que talvez possa ser mais fácil, com um resultado lindo também:
Sobre o  papel manteiga,  faça o desenho com chocolate branco derretido ( pode ser chocolate hidrogenado), espera endurecer (questão de 10 minuto) depois coloca a massa de chocolate e asse normalmente no forno,  quando a massa ficar pronta ela ficará desenhada. Dá para fazer o contrário também: Chocolate marrom com massa de rocambole branca...



E aqui tem um vídeos da receita do pão de ló:


                                       

11 comentários:

Anônimo disse...

Qual é a base da massa???para fazer a decoração??
Att
Cínthia

Margô Brandão disse...

No site não fala a receita da massa, mas deve ser um tipo de pão de ló. Compartilhei essa ideia porque isso é simplesmente lindo. Mas continuo procurando em outros sites que reproduziram a imagem e assim que encontrar, compartilho também. Um abraço

Juli disse...

Olá, tudo bem?

Vendo o segundo vídeo pensei numa coisa: por que não colocar uma sulfite com o desenho impresso debaixo de uma folha de papel manteiga? Ai é só fazer os desenhos no papel manteiga e depois retirar a sulfite.

Margô Brandão disse...

Que boa ideia, Juli! Acho que dá certo sim, fica a dica de mais essa opção...

Anônimo disse...

Pao de ló, separa parte e tinge...

Lu de Oliveira disse...

Tentei achar para uma amiga, mas está dificil. Acho que a receita original da massa está em japones e por incrivel que pareça é o que chama mais atenção.

Margô Brandão disse...

Lu, para te dizer a verdade, essas receitas estrangeiras são mais bonitas do que gostosas. Acho que vale a pena testar com nossas receitas brasileiras, que são muito mais saborosas. Mesmo fazendo com o pão de ló mais simples tem mais sabor do que esses bolos com gosto de nada! Vai por mim, já testei e foi parar no lixo! Abç

Denia disse...

AQUI ALÉM DA RECEITA DO ROCAMBOLE , TEM COMO APLICAR O ROLL CAKE, BJS

https://www.youtube.com/watch?v=cpt2cGLM1-8

Unknown disse...

Mas vcs não fé o de cerejas? Qual massa vc usou?..obg

Margô Brandão disse...

Essa receita foi compartilhada de um site apenas para mostrar essa técnica e que não tinha a receita. Mas acabei de postar um vídeo ao final da receita, com a explicação e os ingredientes.

Unknown disse...

Quero muito aprender fazer o bolo oncinha você poderia ensinar?