sábado, maio 31, 2014

Pão Mármore de Chocolate


Esta técnica de panificação é interessantíssima e os pães ficam maravilhosos!  A receita em si é uma massa de pão doce ou rosca. Podem fazer com a receita da Rosca de Trança Caseira que já publiquei aqui. O importante é divulgar esse método de trabalhar a massa: 

Modo de fazer para cada pão:

Divida a massa em 3 porções. Junte novamente 2 partes, retire a pequena porção e reserve cobrindo com um filme plástico.

Amasse a porção maior, até a massa ficar lisa e elástica. Reserve em uma tigela, cobrindo a massa com um filme plástico.
Com a pequena porção de massa, adicione chocolate em pó umedecido com pouquinho de água conforme necessário e amasse até a massa ficar lisa e elástica. Se necessário, polvilhar farinha. Cubra a massa de chocolate e reserve em uma tigela, cobrindo com um filme plástico.

Deixe a massa crescer até que dobre o seu tamanho original.

Abra a massa de chocolate em forma de retângulo de aproximadamente 15 x 22 cm. e a massa branca e 18 x 24 cm.

Coloque a massa de chocolate no meio e 2 retângulos branco.

Achate com o rolo o retângulo e corte em 2 porções iguais. Camada de uma peça em cima da outra e achatar novamente. Repita este procedimento algumas vezes. (o mesmo processo de fazer massa folhada).


Corte a massa em 3 partes achatar iguais. Então, novamente cortadas em 3 tiras iguais. Rolo delicadamente as tiras e coloque 3 juntos e fazer uma trança. Coloque o pão trançado nas formas. Cubra as formas com filme plástico e deixe acabar de crescer em um lugar quente até que a massa quase triplicou seu tamanho original.



Enquanto isso, pré-aqueça forno a 290º C. Asse por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e pincele com manteiga derretida. Retire da forma e transfira para uma grelha para esfriar.


8 comentários:

grazi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Margô Brandão disse...

Comentário apagado acidentalmente. Tenho o costume de responder todos comentários, até de pessoas anônimas...
"espetacular!! como faço para receber suas receitas no meu e-mail?"
Não tenho newsletter, você pode acompanhar as receitas aqui no blog ou em www.facebook.com/nacozinhadamargo.

grazi disse...

muito obrigada!

Jô Neroni disse...

Posso substituir o chocolate em pó por Nescau? Qual a medida? Obgda!

Margô Brandão disse...

Sim, pode substituir.

Margô Brandão disse...

É a mesma forma de fazer uma massa folhada: abra uma parte branca, depois a escura, dobre por cima. Abra com rolo. Repita de novo...

Anônimo disse...

Problema que nescal contém muito açúcar e a cor é mais fraca

Viviane Aparecida disse...

Amei a dica nunca tinha pensando nisso vou testar mas ja amei seu blog, parabéns continue nos abençoando com suas receitas.Deus te abençoe.