sábado, 31 de maio de 2014

Pão Mármore de Chocolate


Esta técnica de panificação é interessantíssima e os pães ficam maravilhosos!  A receita em si é uma massa de pão doce ou rosca. Podem fazer com a receita da Rosca de Trança Caseira que já publiquei aqui. O importante é divulgar esse método de trabalhar a massa: 

Modo de fazer para cada pão:

Divida a massa em 3 porções. Junte novamente 2 partes, retire a pequena porção e reserve cobrindo com um filme plástico.

Amasse a porção maior, até a massa ficar lisa e elástica. Reserve em uma tigela, cobrindo a massa com um filme plástico.
Com a pequena porção de massa, adicione chocolate em pó umedecido com pouquinho de água conforme necessário e amasse até a massa ficar lisa e elástica. Se necessário, polvilhar farinha. Cubra a massa de chocolate e reserve em uma tigela, cobrindo com um filme plástico.

Deixe a massa crescer até que dobre o seu tamanho original.

Abra a massa de chocolate em forma de retângulo de aproximadamente 15 x 22 cm. e a massa branca e 18 x 24 cm.

Coloque a massa de chocolate no meio e 2 retângulos branco.

Achate com o rolo o retângulo e corte em 2 porções iguais. Camada de uma peça em cima da outra e achatar novamente. Repita este procedimento algumas vezes. (o mesmo processo de fazer massa folhada).


Corte a massa em 3 partes achatar iguais. Então, novamente cortadas em 3 tiras iguais. Rolo delicadamente as tiras e coloque 3 juntos e fazer uma trança. Coloque o pão trançado nas formas. Cubra as formas com filme plástico e deixe acabar de crescer em um lugar quente até que a massa quase triplicou seu tamanho original.



Enquanto isso, pré-aqueça forno a 290º C. Asse por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e pincele com manteiga derretida. Retire da forma e transfira para uma grelha para esfriar.