terça-feira, dezembro 17, 2013

Peru de Natal


Ingredientes
4,5 quilos de peru (um peru inteiro)
½ xícara (de chá) de vinho branco
1 colher (de sopa) de alho amassado
1 colher (de sobremesa) de colorau
1 sachê de caldo de galinha
1 ramo de alecrim debulhado
Sal a gosto

Modo de preparo
Com as mãos e uma faquinha bem afiada, retire toda a pele de peru tomando cuidado para não rasgá-la. Reserve a pele.

Com uma faca, desosse todo o peru e corte a carne em pedaços médios e transfira os pedaços de peru para uma tigela. Tempere os pedaços de peru com vinho branco, alho, colorau, caldo de galinha, alecrim e sal e misture bem.

Coloque a pele do peru dentro de uma fôrma de bolo inglês untada com azeite forrando o fundo e a lateral da forma, com a parte em que há gordura para cima. Não deixe nenhum buraquinho na pele do peru; caso haja algum, tente fechar com a própria pele. Sobre esta pele e dentro da fôrma, coloque os pedaços de peru já temperados e alise a superfície. Dobre a pele que está sobrando pela lateral sobre os pedaços de carne fechando bem, formando um embrulho.

Leve ao forno médio preaquecido a 180ºC por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar. Retire a forma do forno e escorra o líquido que se formou na forma, desprezando esse líquido.

Desenforme o peru sobre uma assadeira e leve a assadeira com o peru novamente ao forno alto a 220ºC por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar. Reserve o líquido que se formou na assadeira. Retire a assadeira do forno, desenforme e sirva acompanhado com maionese tropical.

Com o líquido que se formou na assadeira, transfira para uma panela, adicione ½ colher (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar (cerca de 5 minutos). Sirva com o peru.
Fonte: Donna Fenix

Nenhum comentário: