Esta é uma das perguntas mais frequentes que recebo no blog, quando as pessoas começam a vender seus doces, salgados, bolos feitos em casa. A resposta simples, mas frustrante é que ninguém pode te dizer o quanto você deve cobrar. A definição de uma base de preços é uma das partes mais difíceis de qualquer negócio. O preço varia muito de região para região, complexidade do trabalho feito e também a média de preços cobrado na sua cidade ou bairro. Antes de tudo tem que fazer uma boa pesquisa de preços dos seus concorrentes e uma lista precisa das suas próprias despesas. É difícil saber o valor para colocar no nosso trabalho. Nós não queremos ter prejuízo, mas também não queremos chocar nossos clientes com preços caros demais, ou ainda pior - barganhar com um cliente sobre o preço do nosso bolo.
É natural quando você está começando seu negócio, se sentir inseguro sobre como cobrar pelo seu trabalho. A primeira coisa a lembrar é que nós somos nossos piores críticos. Quando você valoriza o seu trabalho e coloca um preço justo, seus clientes vão valorizar a qualidade, ou ainda podem não concordar. Isso é complicado e você vai precisar de ter jogo de cintura e se adequar.
Há muitos anos atrás, quando eu fiz curso de doces no SESI aprendi que uma boa maneira de calcular a média dos preços é fazer essa equação: Calcule TODO o gasto de materiais para essa receita, incluindo confeitos, forminhas e embalagens.
Ex.: Se você gastou R$ 20,00 para fazer uma encomenda, o preço a ser cobrado será:
R$ 20,00 (material) x 3 = R$ 60,00. Essa matemática leva em conta também a água, o gás do fogão, a energia e mão de obra. Está tudo incluído nessa conta.
E se quiser saber o preço unitário de um docinho, divida o total de gastos pela quantidade que a receita rendeu. Exemplo:
Gastei R$ 40,00 de material e renderam 50 docinhos. R$40,00 : 50 = R$ 0,80 de custo
R$ 0,80 (custo) x 3 = R$ 2,40 que será o preço de venda
Isso se aplica a doces simples, tradicionais e pouco trabalhosos.
Agora, observe uma coisa: quando você faz uso também de muitas técnicas mais elaboradas, o custo não está somente nos ingredientes, mas no trabalho investido. Você vai querer ajustar o seu “preço-por-serviço” Acrescente 30% a mais no preço de venda, se seu trabalho for confeitado artisticamente, modelado, esculpido, etc., mas se for questionado pelo cliente, saiba argumentar e valorizar seu trabalho.
Ah, outra coisa importante: o seu trabalho é artesanal, manual e direcionado ao seu cliente. Não queira nivelar seu preço com produtos industrializados ou feitos em grande escala de produção por especialistas em buffet, padarias ou lanchonetes. Esse é seu melhor argumento na hora de dar preço!