Google+ Followers

sábado, 5 de outubro de 2013

Abobrinha com Cogumelos ao molho de Provolone

       Foto: dairygoodness.com

Ingredientes:
4 abobrinhas italianas
300 g de cogumelos variados
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 xícara de vinho branco seco
100 g de queijo gorgonzola (ou mussarela)
4 gemas
200 g de queijo provolone ralado
1 e 1/2 xícaras de creme de leite 
pitada de noz-moscada
sal e pimenta do reino.

Modo de Fazer:
Utilize cogumelos tipo shiitake, Paris ou outros. Fatie-os finamente e reserve. 

Coloque 1 colher (sopa) de manteiga em uma frigideira e acrescente as lâminas de cogumelos. Refogue até estarem macios. Regue com o vinho branco e reduza à metade. Abaixe o fogo e coloque o queijo gorgonzola (ou mussarela) cortado em pedaços pequenos. Misture bem até que o queijo se desmanche, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. 


Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, retire as sementes e um pouco da polpa fazendo canoinhas. Coloque em abundante água fervente e ferva por 5 minutos, escorra e reserve. Coloque em uma panela a manteiga restante e o creme de leite, leve à fervura, acrescente o queijo provolone ralado e misture bem. 

Bata as gemas levemente, retire a mistura de creme de leite do fogo e acrescente as gemas misturando rapidamente. Volte com a panela ao fogo baixo e mexa por 1 minuto, reserve. Coloque as metades de abobrinhas em um refratário, recheie com os cogumelos refogados e cubra com o creme deprovolone. Salpique com noz moscada e leve ao forno para gratinar levemente.

Fonte Livro Dona Benta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: