quarta-feira, janeiro 30, 2013

Pudim de Bombom

    Fotos e receita original é de Cusco Ovelheiro

É uma combinação maravilhosa entre pudim de leite condensado e bombom! Um simples pudim vira uma sobremesa que da água na boca.

Ingredientes:
10 bombons (Sonho de Valsa ou Serenata de Amor);
1 lata de leite condensado;
1 medida da lata de leite condensado de leite;
1 colher de farinha de trigo;
3 ovos;
1 xícara de açúcar (para caramelar a forma).

Começaremos caramelando uma forma redonda com furo no centro. Leve-a ao fogo fogo baixo com a forma e 1 xícara de açúcar. Não mexa para não “empelotar”. Se notar que está derretendo de forma desigual, dê uma espalhada com a colher.



Pronto, tudo derretido, nosso ponto é esse. Fora do fogo vamos ‘untar’ a forma com o açúcar derretido. Não esqueça as laterais e o centro. Enquanto for espalhando, vai notar que está secando. Pronta a forma, devidamente untada.
Enquanto caramela a forma, podemos preparar o pudim:

Utilizaremos os ovos, o leite, a farinha e o leite condensado. No liquidificador, inserimos o leite condensado,
os 3 ovos e a farinha. Para adicionar o leite basta encher a lata em que estava o leite condensado. Nesse tempo o açúcar já deve ter derretido e a forma caramelada.
Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim. Vamos começar dar forma a nossa sobremesa:
Desembrulhe os bombons. Disponha os bombons na forma já caramelada de maneira que eles fiquem bem distribuídos. Aqui eles foram feitos inteiros, mas podem ser picados também. Adicione os ingredientes que já foram batidos no liquidificador. Coloque aos pouquinhos para que os bombons fiquem no lugar. Se eles saírem do lugar, sem problemas!



Vamos usar o banho-maria. Em um recipiente que vá ao forno, coloque água fervendo. Aproveite e já acenda o forno e pré-aqueça a 230º por 5 minutos.  Coloque sua forma em dentro desse recipiente e é só assar no forno pré-aquecido por 40 minutos. (Neste ponto, acrescento uma observação: eu gosto de assar o pudim tampado com uma folha de papel alumínio, para não dar uma casca.)

Cuide para que a água não seque. Reponha se necessário. 40 minutos depois, seu pudim estará assado. Deixe esfriar um pouco e coloque na geladeira por no mínimo 4 horas. Após a geladeira ele fica mais murchinho. Para desenformar e servir. Se sua forma é anti-aderente você não terá muitos problemas na hora de desenformar. É só virar a forma em cima do prato que você vai utilizar. Se sua forma não á anti-aderente, com uma faca, passe nas laterais da forma e aí sim desenforme. Faça delicadamente para não quebrar.
Prontinho! Aí está nosso pudim…

Nenhum comentário: