Google+ Followers

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Rosca Delicada de Canela

     (Fotos: http://anyzkowo.blogspot.com)

Ingredientes:
30 grs. de fermento para pão (ou 2 colheres de sopa de fermento granulado seco)
1/2 xícara de açúcar
1,5 xícaras de leite morno
1 ovo inteiro
2 colheres de chá de canela
farinha de trigo ou até dar consistência e desprender das mãos

Para passar nas bolinhas de massa:
50g de manteiga derretida
uma pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela.

Modo de Fazer:
Em um pote alto (do tipo daquele medidor de líquidos, sabe?), coloque o leite morno, o fermento esfarelado, o açúcar e ½ xícara de farinha de trigo. Misture bem e deixe crescer até dobrar de tamanho, mais ou menos uns 30 minutos. Sempre tampe a massa para crescer com a tampa hermética da vasilha, pano ou saco plástico, pois cresce melhor.


Despeje a mistura do fermento (levedura), acrescente o ovo, a canela, a pitada de sal e sove a massa até ficar maleável. Forme uma bola, cubra com um pano e deixe por 40 min. descansando. Uma ótima dica, que faço sempre com massas de pães: coloque 1 copo de água para ferver por 3 minutos no microondas. Retire o copo e coloque a vasilha com a massa tampada, deixe abafado dentro do microondas, com a porta fechada. Dentro de uns 15 a 20 minutos, a massa estará crescida e leve.

Depois, faça bolinhas no tamanho de uma noz. Passe cada bolinha na calda feita com manteiga derretida e depois em açúcar (2 colheres de sopa) misturado com canela.


Cada pãozinho é individual e terá de 5 a 6 bolinhas de massa, colocadas em assadeira própria ou adaptada em saladeira untada, que possa ir ao forno (louça, cerâmica ou inox). Deixe crescer um pouco e depois asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Quando retirar do forno, espere amornar, desenforme e despeje um pouco de uma calda feita com:

Calda de Leite:
1 ½ xícara de leite
1 xícara de açúcar
canela em pó
1 pitada de bicarbonato
Ferver uns 15 min. e despejar sobre as roscas e servir.

  Esta rosca é uma adaptação minha. A receita original encontra-se aqui:

2 comentários:

  1. Margarete, essa receita é realmente muito delicadinha e deve ficar maravilhosa. Me deu aquele comichãozinho de fazer também. Que delícia deve ser o aroma da canela saindo do forno.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: