terça-feira, janeiro 29, 2013

Doce de leite na Palha de Milho

         Foto: Edison Zanatto/Flickr

Isso é uma mineirice sem igual! Dificilmente é encontrado para comprar nas grandes cidades, mas no interior de MG,  principalmente na região de Araxá, ainda existem indústrias familiares que produzem o legítimo doce de leite na palha. Acredita-se que a ideia de embalar o doce na palha surgiu nas fazendas.  O doce, recém preparado, grudava muito nas mãos e quem ainda insistia em comê-los mesmo assim, ficava  com as mãos pegajosas. A solução então foi embrulhá-los nas palha, tão abundantes em qualquer rancho de terra. Essa maneira de apresentação do doce ganhou uma originalidade e curiosidade em prová-lo.

Ingredientes
10 litros de leite
2 k. de rapadura picada

Material
Palha de milho
(obs.: Geralmente é feito com as folhas de palha que ficam mais por dentro da espiga, porque estão mais branquinhas e limpas. Umedeça um paninho com álcool ou água e passe delicadamente sobre cada uma. Lembre-se que o doce não fica em contato direto com a palha, tem um papel celofane para proteger o doce de impurezas.)
2 folhas de papel celofane transparente, cortado em quadrados de  10 x 10 cm

Modo de preparo
Levar o leite e a rapadura ao fogo e mexer até a rapadura derreter e a mistura começar a se soltar do fundo do tacho. Despejar em um tabuleiro e deixar esfriar. Com uma colher, retirar porções do doce e fazer bolinhas no tamanho desejado. Enrolar as bolinhas em pedaços de papel celofane transparente,  depois na palha de milho, torcendo as pontas como se fosse uma embalagem de bala ou fazendo uma trouxinha.  Amarre com uma tira de palha e corte o excesso. (Receita adaptada de Sabores de Minas)

11 comentários:

Unknown disse...

Olá. Gostaria de confirmar a quantidade dos ingredientes... são 10 litros de leite pra 1 rapadura? E uma rapadura tem quantos gramas?

Margô Brandão disse...

Olá Gabriela, a rapadura é um produto artesanal. Dependendo da região onde ela é feita, você vai encontrar de 400 grs., 500 grs, 1 quilo e 2 quilos. Nessa receita é usada uma barra de 2 quilos para 10 litros. É uma receita original e o leite seca muito. Se quiser, faça meia receita: 5 litros de leite para 1 k. de rapadura. E tenha paciência, quanto mais devagarinho e em fogo baixo o doce for secando na panela, mais gostoso ele fica. Espero ter ajudado. Um abraço!

Anônimo disse...

Onde posso comprar esse doce de leite na palha já pronto?
Obrigada!

Margô Brandão disse...

No Mercado Central de Belo Horizonte, com certeza. Mas se você não é de BH, achei em um site. Não conheço esse, mas pesquise a marca Tradição Mineira, que é muito bom! http://www.cachacaexpress.com.br/doce-de-leite-na-palha.html

Lucipherium disse...

não, são 2 kilos de rapadura pra 10 litros de leite
ou seja pra metade da receita 5 litros 1 kilo
2,5 litros pra cada 500 gramas de rapadura

Rosana Garcia disse...

Eu quero comprar porque estou com muita vontade e não acho em lugar nenhum. Como faço,?

Margô Brandão disse...

Numa busca rápida no Google vc encontra lojas online que tem...
http://rocacapital.com.br/produto/doce-de-leite-na-palha-tradicao-mineira-200g/ http://docesdeminas.com/produto/doce-de-leite-na-palha/

Luciana BH disse...

Olá, obrigada por postar a receita. Gostaria de saber quanto tempo dura esse doce nessa embalagem

Luciana BH disse...

Olá, obrigada por postar a receita. Gostaria de saber quanto tempo dura esse doce nessa embalagem

Unknown disse...

Olá. Aqui onde moro, Araxá MG, temos esse doce. Aliás , várias espécies de doces. Eu mesma faço alguns cristalizados.

Unknown disse...

Olá. Aqui onde moro, Araxá MG, temos esse doce. Aliás , várias espécies de doces. Eu mesma faço alguns cristalizados.