Esta receita é muito antiga, do tempo em que eu estudava no Pio XII. Próximo ao Colégio, havia uma sorveteria chamada Sosó Sorvetes, onde o Seu João (proprietário) preparava todas suas receitas, cada sabor melhor do que o outro. Cheguei a ver em seu depósito, pilhas de caixa de leite condensado. Acreditem, ele fazia os sorvetes sem economizar nos ingredientes! Quem é daqui de Belo Horizonte, com certeza sabe do que estou falando! Acabava a aula e íamos todas para a sorveteria, jogar conversa fora e paquerar os meninos do Colégio Santo Agostinho. Tempo bom... Seu João manteve-se firme e na maior simpatia por mais de 40 anos no mesmo endereço, resistindo à concorrência dos sorvetes industrializados. Achei essa foto do local da sorveteria, que já não existe mais. Hoje é uma lojinha de roupas, que descaracterizou o local. Passei muito tempo nesses degraus com minhas amigas de escola. Ô saudade!
Esse é o meu sorvete preferido, que depois de frequentar a sorveteria por tantos anos, o próprio Seu João acabou me passando a receita. Olhem como é simples:
Ingredientes:
1
lata de leite condensado
2
latas de leite de vaca
1
lata de creme de leite sem sôro
2
colheres de sopa (rasa) de açúcar
3 claras em neve, batidas antecipadamente e reservadas.
1
tablete (200g.) de Diamante Negro picado (ou à escolha)
Misture bem os 4 primeiros ingredientes na batedeira e só depois coloque as claras batidas em neve, misturando levemente. O chocolate picado só será colocado na última etapa. Leve para o congelador por umas 3 horas. Quando estiver começando a endurecer novamente, retire e bata o sorvete na batedeira, para quebrar os cristaizinhos de gelo. Repita esse passo mais uma vez. Na terceira vez que retirar o sorvete para bater e o sorvete já estiver quase congelado, acrescente o chocolate picado, misture bem e deixe gelar completamente. Sucesso garantido!
Essa é a receita original, do jeito que me foi ensinada. Mas com o tempo e a experiência, acrescentei 1 colher de chá de Emulsificante para sorvetes (custa R$ 3,50 o potinho e dura muuuito!), quando for misturar o leite, leite condensado e creme de leite. Você encontra em lojas de balas, doces e produtos para culinária. Esse produto deixa o sorvete mais cremoso, com uma consistência excelente.
Essa é a receita original, do jeito que me foi ensinada. Mas com o tempo e a experiência, acrescentei 1 colher de chá de Emulsificante para sorvetes (custa R$ 3,50 o potinho e dura muuuito!), quando for misturar o leite, leite condensado e creme de leite. Você encontra em lojas de balas, doces e produtos para culinária. Esse produto deixa o sorvete mais cremoso, com uma consistência excelente.
8 comentários:
querida Margô estou amando suas receitas e seu blog...
quando vc diz bater é com a batedeira? adoraria fazer esse sorvete!!!!
Olá Danielle, é com batedeira sim. Vou corrigir a receita para ficar mais clara. Obrigado!
A minha preocupacão é com as claras em neve, pois tenho medo de consumir ovo crú...Tem algum ingrediente que possa substituir as claras?
O problema do ovo cru é a gema, que pode causar salmonela. A clara de ovo não oferece risco algum e a maioria dos pavês, sorvetes e mousses são feitas dessa forma. Não se preocupe e pode fazer o sorvete que é tradicional e delicioso. Depois você me conta... Um abraço
meu nome é leiliane gostaria de saber o rendimento
Dá mais ou menos 2 litros de sorvete... Eu costumo fazer e congelar naquelas caixas da Kibom, é a quantidade certa.
Olá como faço para deixar o sorvete macio, cremoso assim como os de marcas conhecidas tem algum segredo obrigado...digo isso como deixar o mesmo macio caso por exemplo coma a metade do pote e deixo o resto para depois e o mesmo continua macio como antes obrigado...
Anderson, lembre-se que esta receita é caseira, bem diferente dos sorvetes industrializados que contém muitos outros ingredientes químicos. Aproveito essa sua dúvida e acabei de acrescentar mais essa informação na receita. Use 1 colher de chá de emulsificante para sorvete, fica ótimo e cremoso!
Postar um comentário