sábado, junho 14, 2014

Camarão na Moranga com Catupiry e Parmesão

       Foto: Cybele Belschansky

Pode até parecer, mas não é uma receita tão complicada! Só requer alguns cuidados para preparar a abóbora certinho e o resto... Fácil demais!

Ingredientes:
1 moranga média
1 k. de camarão médio limpo, temperado com sal e limão
250 grs. de catupiry
1 cebola bem picadinha
3 dentes de alho picadinhos
2 tomates picados sem pele e sem semente
azeite extra virgem a gosto
salsinha, sal e pimenta a gosto
pimenta biquinho à gosto
Parmesão ralado para salpicar
1 xícara de chá de leite de coco

Modo de Fazer:
Retire a tampa da moranga e em seguida, todas as sementes. Depois de lavada, polvilhe sal e pimenta do reino na parte interna da abóbora. Passe óleo em toda a superfície exterior, para evitar que se rache durante o cozimento e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Reserve, mas antes tire com uma colher algumas lascas da moranga para agregar ao creme.

Refogado:
Frite a cebola e o alho no azeite. Em seguida os tomates e as lascas de moranga retiradas. Deixe apurar por 10 minutos. Junte o leite de coco e o camarão temperado, que não deve cozinhar mais do que 5 minutos, para que não fique borrachudo. Deixe quente e reserve.

Junte então a metade do catupiry, incorporando bem. Acerte o sal e a pimenta.

Montagem:
Pegue pelotas de catupiry e forre o fundo e as bordas da abóbora assada ainda quente (o requeijão deve estar bem gelado, para se prender mais facilmente à polpa). Coloque o molho de camarão e a pimenta biquinho. Com o resto do catupiri, coloque bolinhas com uma colher por cima do camarão. Salpique parmesão e leve a moranga novamente ao forno, para o requeijão derreter bem. Sirva, salpicando com salsinha a gosto.




Se desejar, substitua o camarão pela mesma quantidade de frango desfiado.

Um comentário:

Anônimo disse...

uma maravilha delicia