sábado, 28 de junho de 2014

Fígado com Jiló do Mercado Central de BH


Este é o famoso "Fígado com Jiló do Mercado Central", tradicionalíssimo em Belo Horizonte. Preparado nos bares do Mercado Central, é uma mistura de temperos e sabores muito apreciado!

A sua receita vai ficar bem parecida, mas nunca vai ficar igual ao do Mercado, a não ser que você tenha uma chapa de lanchonete dessas, com uso frequente em grelhar carnes. Eu já vi como é preparado ao vivo, estive lá e não pisquei o olho. Fui anotando tudo. É muito simples, mas é impossível ficar idêntico! O tempero secreto deve ser o ar do Mercado Central...

Ingredientes:
1 k. de fígado, cortado em bifes mais grossos
6 jilós fatiados em rodelas
3 dentes de alho picados
2 cebolas fatiadas em rodelas
1 colher de sobremesa/rasa de Tempero Mineiro (é uma mistura de vários ingredientes)
sal (para salmoura do jiló)
óleo de soja
Pimenta biquinho à gosto
Molho inglês à gosto


Modo de Fazer:
Corte os jilós em rodelas, passe um punhado de sal e esfregue. Deixe agindo por uns 3 a 5 minutos para tirar a nódoa. Depois, passe em água corrente, só para tirar o amargo dele. (cuidado para não salgar).

Fatie os bifes em tiras (iscas) e tempere. Coloque o fígado já temperado na chapa bem quente e deixe selar. Vá dando umas viradinhas, para pegar gosto. Coloque um pouco de molho inglês  e alho sobre as iscas.


Na mesma chapa e ao lado, coloque o jiló em rodelas já lavado. Salpique um pouco de alho picado e vá mexendo. Espalhe o jiló na chapa, de modo que não fique amontoado, para que possa cozinhar por igual. Na mesma chapa e novamente, coloque ao lado a cebola fatiada no fatiador de batatas para grelhar também. Depois, misture tudo bem misturado e sirva. Segredinho: quando estiver quase tudo pronto e antes de tirar da chapa, coloque 1 colher de sopa de manteiga e dê uma revirada!