Google+ Followers

sábado, 28 de junho de 2014

Fígado com Jiló do Mercado Central de BH


Este é o famoso "Fígado com Jiló do Mercado Central", tradicionalíssimo em Belo Horizonte. Preparado nos bares do Mercado Central, é uma mistura de temperos e sabores muito apreciado!

A sua receita vai ficar bem parecida, mas nunca vai ficar igual ao do Mercado, a não ser que você tenha uma chapa de lanchonete dessas, com uso frequente em grelhar carnes. Eu já vi como é preparado ao vivo, estive lá e não pisquei o olho. Fui anotando tudo. É muito simples, mas é impossível ficar idêntico! O tempero secreto deve ser o ar do Mercado Central...

Ingredientes:
1 k. de fígado, cortado em bifes mais grossos
6 jilós fatiados em rodelas
3 dentes de alho picados
2 cebolas fatiadas em rodelas
1 colher de sobremesa/rasa de Tempero Mineiro (é uma mistura de vários ingredientes)
sal (para salmoura do jiló)
óleo de soja
Pimenta biquinho à gosto
Molho inglês à gosto


Modo de Fazer:
Corte os jilós em rodelas, passe um punhado de sal e esfregue. Deixe agindo por uns 3 a 5 minutos para tirar a nódoa. Depois, passe em água corrente, só para tirar o amargo dele. (cuidado para não salgar).

Fatie os bifes em tiras (iscas) e tempere. Coloque o fígado já temperado na chapa bem quente e deixe selar. Vá dando umas viradinhas, para pegar gosto. Coloque um pouco de molho inglês  e alho sobre as iscas.


Na mesma chapa e ao lado, coloque o jiló em rodelas já lavado. Salpique um pouco de alho picado e vá mexendo. Espalhe o jiló na chapa, de modo que não fique amontoado, para que possa cozinhar por igual. Na mesma chapa e novamente, coloque ao lado a cebola fatiada no fatiador de batatas para grelhar também. Depois, misture tudo bem misturado e sirva. Segredinho: quando estiver quase tudo pronto e antes de tirar da chapa, coloque 1 colher de sopa de manteiga e dê uma revirada!

7 comentários:

  1. Deve ser delicioso, tenho feito jiló ao vinagrete, muito bom. Já usei várias dicas e sempre fica amargo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho fatiado o jiló de véspera e deixado de molho em água na geladeira, trocando a agua de duas a tres vezes. Nenhum amargo.

      Excluir
  2. Margô é magnifica esta receita... Ja fiz e fica muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Pode ser feita outra vasilha . Não tenho chapa

    ResponderExcluir
  4. Pode ser feita numa frigideira grande, mas bem quente. Se puder ser de ferro, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  5. Excelente. Com um abre alas de cachaça boa e o resto com uma boa cerveja.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: