sábado, junho 28, 2014

Fígado com Jiló do Mercado Central de BH


Este é o famoso "Fígado com Jiló do Mercado Central", tradicionalíssimo em Belo Horizonte. Preparado nos bares do Mercado Central, é uma mistura de temperos e sabores muito apreciado!

A sua receita vai ficar bem parecida, mas nunca vai ficar igual ao do Mercado, a não ser que você tenha uma chapa de lanchonete dessas, com uso frequente em grelhar carnes. Eu já vi como é preparado ao vivo, estive lá e não pisquei o olho. Fui anotando tudo. É muito simples, mas é impossível ficar idêntico! O tempero secreto deve ser o ar do Mercado Central...

Ingredientes:
1 k. de fígado, cortado em bifes mais grossos
6 jilós fatiados em rodelas
3 dentes de alho picados
2 cebolas fatiadas em rodelas
1 colher de sobremesa/rasa de Tempero Mineiro (é uma mistura de vários ingredientes)
sal (para salmoura do jiló)
óleo de soja
Pimenta biquinho à gosto
Molho inglês à gosto


Modo de Fazer:
Corte os jilós em rodelas, passe um punhado de sal e esfregue. Deixe agindo por uns 3 a 5 minutos para tirar a nódoa. Depois, passe em água corrente, só para tirar o amargo dele. (cuidado para não salgar).

Fatie os bifes em tiras (iscas) e tempere. Coloque o fígado já temperado na chapa bem quente e deixe selar. Vá dando umas viradinhas, para pegar gosto. Coloque um pouco de molho inglês  e alho sobre as iscas.


Na mesma chapa e ao lado, coloque o jiló em rodelas já lavado. Salpique um pouco de alho picado e vá mexendo. Espalhe o jiló na chapa, de modo que não fique amontoado, para que possa cozinhar por igual. Na mesma chapa e novamente, coloque ao lado a cebola fatiada no fatiador de batatas para grelhar também. Depois, misture tudo bem misturado e sirva. Segredinho: quando estiver quase tudo pronto e antes de tirar da chapa, coloque 1 colher de sopa de manteiga e dê uma revirada!

21 comentários:

Yolanda disse...

Deve ser delicioso, tenho feito jiló ao vinagrete, muito bom. Já usei várias dicas e sempre fica amargo.
Bjs.

Unknown disse...

Margô é magnifica esta receita... Ja fiz e fica muito bom...

Unknown disse...

Jilógico com fígado

Maria Eneida disse...

Eu tenho fatiado o jiló de véspera e deixado de molho em água na geladeira, trocando a agua de duas a tres vezes. Nenhum amargo.

Sebastiana disse...

Pode ser feita outra vasilha . Não tenho chapa

Margô Brandão disse...

Pode ser feita numa frigideira grande, mas bem quente. Se puder ser de ferro, melhor ainda!

Unknown disse...

Excelente. Com um abre alas de cachaça boa e o resto com uma boa cerveja.

Maria disse...

Muito bom! Fiz hoje, ficou top. Receita perfeita

Maria disse...

Muito bom. Fiz hoje, receita perfeita

Unknown disse...

Eu adoro fiz muito bom parabens o chef dai do mercadao um dia vou ai comer pessoalmente.

Unknown disse...

Eu fiz muito bom agora quero provar o dai de BH vou ai no mercado provar o de VCs.guando vi no mais VC da globo me deu agua na boca pena qui aqui não tem pimenta desta ai mas foi muito gostoso apreciar esse prato mineiro.

Unknown disse...

Eu já comi o do mercado. Delicioso. Tentei fazer mas não ficou bom. Vou fazer seguindo a receita.

Unknown disse...

Estive em BH provei fígado com jiló
Muito bom
Já fiz na minha casa
Com uma cerveja vai melhor ainda
Parabéns BH 19/10/18

Unknown disse...

Estive em BH provei fígado com jiló
Muito bom
Já fiz na minha casa
Com uma cerveja vai melhor ainda
Parabéns BH 19/10/18

Anônimo disse...

Parabéns Dona Margô
Daqui em diante não é mais figado com jiló do Mercado Central, será Figado com Jiló Especial da Margô.
Fiz agora, usei meu disco de arado para preparar, fiz cada um a seu tempo iniciando pelo fígado e deixando o disco impregnar de zinabre do fígado, em seguida o Jiló, quando o Jiló sujou bastante eu juntei a cebola e o alho (não gosto deste último muito frito, por isso acrescento junto com a cebola). Indescritível, só fazendo para conhecer o resultado.

Unknown disse...

Vou fazer eu amo gilo .

Du Carmu disse...

Eu gosto justamente porque o jiló amarga, esse sabor exótico não deve ser tirado.

Unknown disse...

Acabei de fazer, e é uma delícia.

Unknown disse...

Nossa vou fazer,me deu água na boca.

Unknown disse...

Fiz hoje, e achei delicioso!!

Unknown disse...

Já fui, recomendo!