quarta-feira, junho 25, 2014

Pavê de Palha Italiana com Creme de Leite

     Foto: Forno, Fogão e Cia.

(Compartilho aqui integralmente essa receita da página Socorro na Cozinha)

Este pavê é uma delícia e faz o maior sucesso!
A palha Italiana é um doce de brigadeiro com biscoito maisena. Normalmente, as pessoas misturam pedaços do biscoito com o brigadeiro. Eu sempre fiz em forma de pavê (doce, biscoito, doce, biscoito…) porque, como eu fazia normalmente para servir nos aniversários, achava que em quadradinhos ficava mais bonito. Então, eu cortava em quadrados e passava por uma farinha fina de biscoito (maisena mesmo). Um belo dia, resolvi fazer o pavê de palha italiana para servir inteiro e gelado. Foi um sucesso! Aí vai a receita:
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
5 colheres (sopa) de achocolatado (também pode ser chocolate em pó)
2 pacotes de biscoito maisena (para esta receita, com 2 latas de leite condensado, você vai usar pouco mais de um pacote. Compre logo 2 pra não faltar)
1 lata de creme de leite sem soro (compre light ou então deixe a lata no congelador uns 15 minutos que o creme vai se separar do soro. Outra coisa, a medida da lata é diferente da caixinha, atenção!)
1 colher (sopa) de açúcar
Modo de preparo:

Prepare o brigadeiro bem molengo.


Em uma forma (é nela que vc vai servir, não vai usar uma muito feia pra não passar vergonha na frente das visitas), forre o fundo com os biscoitos.
Sobre os biscoitos, acrescente o brigadeiro. O suficiente para cobrir tudo. Cuidado na hora de espalhar pra não bagunçar os biscoitos que estão por baixo.
Em seguida, faça outra camada de biscoitos. Se quiser, não precisa preencher tudo, mas espalhe bem.
Depois, outra camada do brigadeiro (o resto). Se sobrar ainda muito brigadeiro, faça uma terceira camada. Mas acho que não vai sobrar.
Adoce o creme de leite (lógico que é com o açúcar que eu falei nos ingredientes…) misturando bem. Se tiver uma batedeira para bater bem, ele ficará ainda mais cremoso e mais bonito, vale a pena! Se não tiver, use um batedor manual mesmo mas bata com vontade de fazer ele ficar mais interessante!
Com o creme de leite batido, cubra tudo para fazer a última camada! Faça isso com cuidado pra não misturar com o brigadeiro que está por baixo.
Pronto! Agora leve à geladeira. Depois de uma horinha já pode servir!
O creme de leite é um toque especial para deixar o pavê menos doce. E se quiser, coloque raspinhas de chocolate para enfeitar.
Se puder fazer um dia antes de servir (e deixar na geladeira), ele vai ficar ainda mais gostoso! O biscoito fica mais molhadinho e com mais sabor. Só de pensar me dá água na boca.
Fica gostoso comer sozinho e até com sorvete. Escolha o sabor que você achar que combina mais!

Nenhum comentário: