quarta-feira, junho 04, 2014

O que é um Buquê Garni? Para que serve?


Este é um dos segredos da boa cozinha! Ele está presente na culinária caseira e também é muito usado em restaurantes. Indispensável para aromatizar ensopados, caldo para risoto, sopas e guisados, a sua composição pode variar um pouco dependendo da receita que for preparar. Dá um gostinho muito especial na comida!

Tradicionalmente, são necessários três ingredientes principais: um raminho de tomilho, uma folha de louro e três ramos de salsa. Mas também é possível adicionar até um pouco de aipo ou alho-poró, especialmente em guisados (consomé). Também pode completar o buquê com um raminho de alecrim ou por um ramo de sálvia (de carnes brancas). No caso de um caldo de legumes para fazer risoto, faça a trouxinha amarrada no tecido com alho poró, alho, cebola, cenoura, espinafre ou brócolis.

     "Corte a salsa e o salsão, separando as folhas do talo. Reserve os talos e despreze apenas as folhas do salsão. As folhas da salsa poderão ser utilizadas em outras receitas. Lave bem o alho poró. 6. Faça uma incisão na horizontal e retire uma folha do alho poró, corte até a parte branca. Despreze a parte verde. Coloque no centro da folha de alho poró, o tomilho, a salsa, o salsão e a folha de louro. Enrole a folha de alho poró e amarre com um barbante, deixado um fio comprido para facilitar quando for retirar. Está pronto o Bouquet Garni" Fonte: Bitifood

É chamado de buquê porque, deve ser amarrado em um pacotinho com barbante (limpo, de uso culinário!). Um truque é deixar sobrar uma ponta de barbante de uns 20 centímetros, para quando for tirar, fica fácil de encontrar antes de servir. Pode ser feito também amarrado em uma trouxinha de tecido novo de algodão (tipo pano de fralda ou gaze). Neste caso, podemos incluir outras ervas aromáticas, dependendo da receita: alho, pimenta, cravo, pau de canela, maçã, raspas de limão ou laranja, etc. Finalmente, temos de aprender a usar com sabedoria, garantindo um equilíbrio entre seus ingredientes com o volume de líquido ou molho de sabor.
  
       Foto: Primal Palate

Lembre-se: O buquê garni é sempre retirado da panela depois de cozinhar. Nunca estará presente na mesa.


Sugestão de Ingredientes:
1 folha de alho-poró
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
5 ramos de salsinha

Modo de fazer:
Enrole a folha de alho-poró ao redor do louro, do alecrim, tomilho e dos ramos de salsinha. Amarre com um barbante culinário, formando um buquê.

Existe um produto no site Amazon, que é um infusor de ervas, de silicone. É uma ótima ideia, não precisa amarrar!