quarta-feira, dezembro 12, 2012

Manteiga de Ervas

     
        (Fotos: Brown Eyed Baker)

Essa deliciosa mistura deixa uma simples manteiga, cheia de sabores. Ótima opção para servir com torradas, entradas ou com um pedaço de pãozinho de sal tradicional.  Outra forma de utilizá-la, é substituindo a manteiga comum nas receitas de assados, bifes ou na farofa. É muito fácil de fazer e leva apenas alguns minutos. Ah, e pode ser guardada na geladeira por muito tempo...

Para esta receita, você vai utilizar qualquer marca de manteiga que você preferir, desde que seja de boa qualidade. Primeiro, deixe a manteiga em temperatura ambiente, até que esteja completamente cremosa.


Ingredientes:
2 xícaras de manteiga, com ou sem sal  (mais ou menos 500 grs.)
pitada de sal (vai depender a quantidade, de acordo com a manteiga que escolher)
1 colher de sopa de alecrim picado
1 colher de sopa de sálvia picada ou cheiro verde (salsinha e cebolinha)
1 colher de sopa de tomilho picado
1 colher de sopa de manjericão
pode-se acrescentar também 1 colher de chá de alho amassado
  
Modo de Fazer:

Coloque a manteiga em uma tigela, adicione uma pitada de sal,  as ervas ou outros sabores escolhidos e em seguida, misture com uma espátula de borracha até que tudo esteja bem homogêneo.

Depois, coloque a mistura de manteiga  em um grande pedaço de filme plástico ou papel impermeável e molde como um rolinho, envolvendo-o com força e selar as pontas.


Neste ponto, recomendo refrigeração por pelo menos 2 horas para que os sabores se misturem. Após esse período de descanso na geladeira,  você pode transferir a manteiga para uma tigela pequena ou ramekin e cubra com filme plástico para conservar na geladeira.


Nenhum comentário: